Todas as unidades de saúde estancienses tem vacinas contra a gripe

Calendário da campanha de Vacinação contra a gripe vai até junho  

Vacinação contra a gripe segue até o mês de junho – Crédito: Divulgação

Neste ano o Ministério da Saúde definiu a realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no período de 23 de março a 22 de maio. Porém com o aumento da propagação do novo Coronavírus no Brasil, a terceira fase passou por adequações. A principal delas é a extensão do prazo até os primeiros dias do mês de junho.

De acordo com a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. A terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 9 a 22 de maio, agora será dividida em duas etapas. O Dia D de mobilização nacional, previsto para este sábado (9), foi cancelado.

Conforme a técnica de enfermagem e uma das responsáveis pelas imunizações da Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde de Estância Velha, Franciele Nunes Baum, todas as unidades de saúde estancienses tem vacinas. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. “A previsão de receber mais é na semana que vem, onde inicia a primeira etapa da 3ª fase”, relata.

Alterações 

A primeira fase ocorreu entre os dias 23 de março a 16 de abril para idosos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já a segunda fase que acontece no período de 16 de abril até 11 de maio são para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários e povos indígenas.

De 11 de maio até 17 de maio a primeira etapa da 3ª fase tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Já a segunda etapa da 3ª fase abrange adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas entre os dias 18 de maio até 5 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − três =