Estância Velha – Biblioteca Pública conta com mais de 23 mil livros diferentes

Postado por Ari Schneider  /   dezembro 04, 2019  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Local conta com acervo de mais de 40 mil exemplares

Retirada de livros ocorre de forma gratuita na Biblioteca Municipal – Crédito: Divulgação.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Luiz Santos, de Estância Velha, conta com mais de 23 mil títulos diferentes. Entre clássicos nacionais e estrangeiros, livros usados em universidades e gibis, os quase 12 mil associados se deleitam no mundo das letras. Por lá, é tudo gratuito. Desde o cadastro, até a retirada de um livro. A biblioteca está localizada na rua Presidente Lucena, 3585, no Centro.

O prazo para ficar com uma obra, após a retirada, é de 14 dias. O usuário só paga uma multa, se ultrapassar esse período em posse do livro, ao custo de R$ 1 por dia. A renovação da retirada pode ser feita até três vezes, para obras não essenciais, que são as utilizadas em escolas técnicas e universidades. Esses têm, inclusive, fila de espera.

Segundo a bibliotecária Silvana Cure, a biblioteca é “bem frequentada”. Ela afirma que o movimento gira em torno de 1.600 atendimentos por mês. “O pessoal fica até triste quando entramos em recesso”, brinca Silvana, que também é responsável pela biblioteca do Sesi, localizada na rua Ruy Barbosa, 153, Centro.

Com algumas obras repetidas, a Biblioteca Pública conta com um acervo de 40.350 exemplares, segundo a responsável Silvana. Integrados a estes, cerca de 200 são áudio livros, em braile ou para pessoas com baixa visão. Silvana ainda lembra que, alguns títulos não retornam para as prateleiras ou ficam em mal estado.

Por conta disso, o investimento do dinheiro arrecadado, por vezes, precisa ser com a recompra das obras. “Nós vemos o que a comunidade mais procura e vamos buscar esses títulos”, comenta a bibliotecária Silvana. Além dos livros, pequenas reformas e mobiliário entram nos investimentos da biblioteca.

Em 2020, a biblioteca completa seus 50 anos no município. Em comemoração, está sendo organizado um grande sebo. Nele são comercializados títulos, que não podem mais ser agregados ao acervo, por um custo baixo. Os últimos sebos realizados foram revertidos, por exemplo, em um armário malex e na estante de novidades, como contam as responsáveis pelo espaço.

Doação e inscrição

Quem quiser doar, poderá fazê-lo tanto na biblioteca Luiz Santos, quanto na do Sesi. Para se cadastrar, é necessário ser morador de Estância velha, e levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 17h30 e nas sextas-feiras, das 7h30 às 16h30, sempre sem fechar ao meio-dia. A biblioteca integra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) da Prefeitura de Estância Velha.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

um + oito =

  • Telefones:

    (51) 3595-0777

    (51) 9 9700-8677 (WhatsApp)