Novo Hamburgo – Workshop Mãos emPENHAdas contra a Violência conta com a participação de mais de 30 profissionais da beleza

Postado por Ari Schneider  /   novembro 28, 2019  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Capacitação realizada no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz, contou com a presença da prefeita Fátima Daudt

A prefeita Fátima Daudt (com o cartaz do evento na mão) entre os profissionais de beleza e os apoiadores do projeto em momento simbólico no final da capacitação realizada no Centro de Novo Hamburgo – Crédito: Lu Freitas.

Mais de 30 profissionais da beleza marcaram presença no Workshop Mãos emPENHAdas contra a Violência, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) durante a tarde de segunda-feira, 25, no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz. A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, fez questão de participar de todo o evento por atribuir uma grande importância ao projeto, pela primeira vez implementado em uma cidade gaúcha. “A violência contra a mulher, em suas mais diferentes formas, é uma lamentável realidade”, disse na abertura do encontro. A gestora do Município ressaltou que se deve manter o olhar atento às mulheres nas questões de assédio e todos os tipos de violação de direitos. “Dividir o tema com vocês, o público-alvo dessa capacitação, tem muita relevância, porque os profissionais de beleza mantêm esse contato direto com as clientes e podem nos ajudar a trabalhar na causa que é de todos nós”, observou a prefeita.

A psicóloga Carolina Mazoni e a assistente social Bruna Silvello, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Viva Mulher, trouxeram aos participantes as principais informações na forma de painel, intercalado por vídeos, sobre questões como origem da desigualdade em contextos marcados por agressões, as melhores formas de agir como profissional da beleza diante dos fatos, fatores que interferem na decisão da mulher e serviços da rede de atendimento às vítimas, com a denúncias em sigilo pelo Ligue 180. A coordenadora do CREAS Viva Mulher, a psicóloga Elis Regina de Barros Evaldt, fez a observação de que todos os espaços de escuta devem ser considerados como possibilidades de se mudar o jogo. “Saibam que vocês são muito potentes no enfrentamento da violência contra a mulher”, incentivou Elis em sua fala.

Primeiro passo

Para a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo, Eliana Benkenstein, o workshop foi o primeiro passo de uma série de outros encontros planejados para o desdobramento do projeto no Município. “Os profissionais de beleza e estética inscritos agora estão capacitados para multiplicar o conhecimento com a sua clientela sobre a rede de proteção, apoio e acolhimento às mulheres”, completou. A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) conta nessa iniciativa com o apoio integral do CREAS Viva Mulher.

Além da Prefeitura de Novo Hamburgo, os demais parceiros são o Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), da Universidade Feevale, representado no evento pela doutora e coordenadora Lisiana Carraro; a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Novo Hamburgo, presidida por Mara Peruffo, e a 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, que assinou a autorização para que o encontro fosse realizado em Novo Hamburgo. Também estiveram presentes na abertura do workshop o chefe de Gabinete da prefeita, Lineo Baum, e o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

8 + três =

  • Telefones:

    (51) 3595-0777

    (51) 9 9700-8677 (WhatsApp)