Estudantes da IENH conquistam 1º lugar na categoria Medicina e Saúde na Mostratec:

Postado por Ari Schneider  /   outubro 31, 2019  /   Postado em Educação  /   Nenhum comentário

Fernanda e Victória receberam credenciamentos para apresentar a pesquisa sobre o curativo natural a partir do plástico biodegradável em Taiwan e São Paulo

Alunos da IENH brilharam na Mostratec – Crédito: Divulgação.

Mais uma vez, o projeto “Pbioderm: plástico biodegradável como alternativa ecológica para curativos sintéticos” rendeu muitas conquistas e reconhecimento para as estudantes do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica – Fernanda Noschang da Rocha Colcete e Victória da Silva Panozzo. Na última semana, as meninas participaram da 34ª Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e foram destaque na premiação.

Com a segunda fase da pesquisa, Fernanda e Victória conquistaram o 1º lugar na categoria Medicina e Saúde da Mostratec 2019. Também foram premiadas com o credenciamento para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, em São Paulo, com viagem e hospedagem custeadas por meio do Prêmio Executive, e também para a Taiwan International Science Fair, em Taiwan. Com o destaque no Prêmio ABRIC de Excelência em Pesquisa, as alunas ainda publicarão a pesquisa na revista Scientia Prima.

Orientadas pela professora Anelise Raddatz e co-orientadas dos professores Matheus Lehnen e Fernanda Kohlrausch, desde 2018, as alunas pesquisam uma forma diferente de aplicação do plástico biodegradável. Buscando incentivar a produção desse material, pensaram na hipótese da aplicação dermatológica, servindo como curativo natural. “Para produzir o plástico, nós fizemos diversos testes e acrescentamos as substâncias naturais que auxiliam na cicatrização. O curativo que criamos possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórios, antibacterianas e cicatrizantes. Desta forma, além de proteger como o curativo adesivo também faz, o nosso atua no tratamento. Ele é uma alternativa ecológica para curativos adesivos, gases, ataduras e também filmes plásticos utilizados em pós-tatuagem”, relatam Fernanda e Victória.

No ano passado, as alunas apresentaram a primeira fase do projeto na Mostratec e receberam o Prêmio Incubadora Tecnológica Ulbratech de Tecnologia. Durante o ano de 2019, a partir dos recursos da incubadora Ulbratech, realizaram novos testes e pesquisas com o plástico biodegradável, aprimorando o trabalho.

Reconhecimento

Felizes pelo reconhecimento, as estudantes garantem que se surpreenderam com as premiações. “A cerimônia de premiação foi incrível. Ainda não estamos acreditando que conquistamos tudo isso! É muito bom perceber cada passo da nossa pesquisa, o caminho que o projeto está tomando e também o nosso crescimento”, comentam.

Para o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt, as conquistas das estudantes são uma forma de reconhecimento ao espírito investigativo e a competência de alunos e professores. “Representa a consolidação da proposta de pesquisa na IENH que acontece de forma sistematizada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, como um dos eixos pedagógicos”, destaca.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

treze + 17 =

  • Telefones:

    (51) 3595-0777

    (51) 9 9700-8677 (WhatsApp)