Bolsonaro troca Joice Hasselman por Eduardo Gomes como líder do governo no Congresso

Postado por Ari Schneider  /   outubro 17, 2019  /   Postado em @destaque-texto, Política  /   Nenhum comentário

Deputada contrariou governo ao apoiar a manutenção de Delegado Waldir (GO) como líder do PSL na Câmara. Novo líder é senador pelo MDB.

Relação entre Joice Hasselmann e Jair Bolsonaro estava insustentável – Crédito: Divulgação Assembleia.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu no início da tarde desta quinta-feira (17) tirar a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) do comando da liderança do governo no Congresso e substituí-la pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

A medida de Bolsonaro se deu a partir de decisão de Joice, que assinou lista de apoio à manutenção do deputado Delegado Waldir (GO) na liderança do PSL na Câmara dos Deputados, o que contrariou o governo. O presidente Jair Bolsonaro queria no posto um dos filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro. Uma gravação telefônica  mostra Bolsonaro articulando para destituir Delegado Waldir. Porém,  Waldir obteve na bancada do PSL mais assinaturas de apoio que Eduardo Bolsonaro e foi mantido no posto.

Com a escolha de Eduardo Gomes, o governo passa a ter dois líderes do MDB – o outro é Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado.

“Vou para liderança do governo honrado com o convite do presidente e comprometido com a pauta que já vinha defendendo: ajudar o país no exercício das pautas importantes, como a Reforma da Previdência e a Reforma tributária. Tenho ótima relação tanto com presidente da Câmara quanto do Senado”, afirmou Gomes em entrevista.

 

Liderança do PSL

A disputa pela liderança da bancada do PSL na Câmara é mais um capítulo da crise interna da sigla, que se acentuou na semana passada após Jair Bolsonaro deflagrar publicamente um conflito político com o presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PE).

Joice foi escolhida como líder do governo no Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro deste ano. A deputada é filiada ao PSL, mesmo partido de Bolsonaro, e está no primeiro mandato de deputada federal. No pleito de 2018, Joice foi eleita com mais de 1 milhão de votos.

 

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dezesseis − 16 =

  • Telefones:

    (51) 3595-0777

    (51) 9 9700-8677 (WhatsApp)