Campo Bom – Triturador aperfeiçoa serviço de podas urbanas

Postado por Ari Schneider  /   outubro 03, 2019  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Aparelho foi adquirido com recursos do fundo municipal do meio ambiente

Triturador de galhos é fundamental para o Plano Municipal de Arborização urbana – Crédito: Eder Zaculotto/PMCB.

Como parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, que visa a estabelecer normas e metas para implantação de uma composição adequada para arborização da cidade, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) adquiriu equipamentos e criou uma nova dinâmica para execução dos trabalhos da equipe de podas. Entre os equipamentos adquiridos estão duas moto-podas com cabo extensível (para poda de galhos altos), uma moto-serra (para corte de árvores e troncos grossos) e, principalmente, um triturador de galhos, que vem aperfeiçoando em muito o trabalho realizado. A poda agora também é feita com a orientação de um biólogo que faz a análise em campo da necessidade ou não de manejo.

O triturador foi adquirido com recursos do fundo municipal do meio ambiente (FUNDEMA) pelo valor de R$ 175.000,00 e tem capacidade para triturar troncos de até 30 centímetros de diâmetro, sendo que o material picado é direcionado automaticamente para caçamba do caminhão que reboca o triturador. As moto-podas e moto-serra foram adquiridas através da conversão de uma multa ambiental, que também forneceu a Sema uma perfuratriz, equipamento para abertura das covas para plantio de novas mudas.

O titular da Sema, João Flávio da Rosa explica que os maiores ganhos estão na orientação técnica e no uso do triturador. “Com auxílio do técnico são feitas apenas as podas realmente necessárias e as árvores condenadas, doentes e com riso de queda já serão removidas para substituição. Junto a isso, o triturador de galhos é uma importante ferramenta pois reduz o volume do descarte de massa verde e o número de viagens até o bota-fora. Sem contar que o material triturado de galhos será usado como adubo para hortas escolares e na arborização da cidade”.

 

Arboriza Campo Bom

Junto com as estratégias de manejo da vegetação existente a SEMA criou o projeto “Arboriza Campo Bom”, que visa estimular o plantio de mudas nas ruas da cidade através de parcerias com empresas, com a população de por ações diretas da equipe de plantios da Sema. Entre as modalidades de participação estão a adoção de áreas, organização de grupos de plantio, mutirões, indicação de locais para plantio e solicitação de mudas ao horto municipal. Interessados em participar podem obter informações através do e-mail [email protected] ou pelo fone 35988643.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dois × 2 =

  • Telefones:

    (51) 3595-0777

    (51) 9 9700-8677 (WhatsApp)