Blog

Produtores de Ivoti conhecem experiência da Ecomorango e CAAF

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Nesta quarta-feira, dia 10, ocorreu uma viagem técnica na Ecomorango, de Bom Princípio, e na Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF). Cerca de 20 produtores do município, acompanhados pela diretora de Agropecuária, Silvana Finger, o técnico agropecuário, Giovanni Lopes Tassinari, ambos da Secretaria de Desenvolvimento, e o engenheiro agrônomo da Emater, Rodrigo Sasso Rodrigues, vivenciaram o trabalho desenvolvido nos dois municípios. 

Um dos participantes foi o representante da Proagrii, Fábio Sato, que conta sobre a importância de trocar ideias e conhecer as realidades de outras cooperativas da agricultura familiar. “As atividades estão voltadas à produção orgânica, e também nos novos sistemas de organização em grupo, como a rede de cooperativas voltadas a fornecimento de produtos para alimentação escolar e outras entidades públicas”, explica Sato.

Feriadão para curtir o Festival de Cervejas Artesanais da Fenac

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Até domingo, evento traz atrações musicais ao vivo em Novo Hamburgo

Cerveja artesanal, gastronomia diversificada e atrações musicais ao vivo: esse é o 9º Festival de Cervejas Artesanais da Fenac, em Novo Hamburgo. Até domingo dia 14, os visitantes podem conferir 24 cervejarias artesanais da região, que apresentam mais de 80 rótulos da bebida, em diferentes estilos, engarrafados e direto da torneira. Aberto no feriadão de 12 de outubro, o festival é uma ótima pedida para curtir um momento com os amigos e a família. Lembrando que nesta quinta-feira, dia 11, o evento acontece das 16h às 22h; já no feriado de sexta-feira, dia 12, e no final de semana inicia em horário diferenciado: a partir das 10h, encerrando também às 22h.

Entre os expositores do festival está a Fat Bull Beer, que trouxe diversas novidades para essa edição. “Marcando o Outubro Rosa, apresentamos a ‘Pink’s not Dead’, uma cerveja sabor pitaia e de coloração rosa vibrante. Trouxemos 90 litros dessa novidade para o festival e comercializamos tudo já nos três primeiros dias de evento”, explicou um dos sócios-proprietários da marca, Daniel Jeffman, feliz com a aceitação do público. Além disso, a marca também está comercializando tirantes na cor pink, sendo que 50% do valor da venda será revertido à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo. Já para o Dia das Crianças, a Fat Bull traz camisetas infantis estampadas pela mascote da marca: a Kyra, uma pit bull adotada que deu origem ao nome da cervejaria.

Além de diversas opções em cervejas, o evento ainda oferece variedade gastronômica, com os hambúrgueres artesanais da Julay Foodcar, os baguetes diferenciados da Dragão de Queijo, as opções de pizzas e hambúrgueres do Lelo Foodtruck, os doces da Cacau & Leite Brigaderia e os cafés especiais da Chefitta Coffee Bike. Para a Cacau & Leite Brigaderia, nesta edição já houve um crescimento. “Considerando as vendas, crescemos pelo menos 20% em relação à edição de abril”, afirmou a proprietária da marca, Carolina Jaeger. Ela ainda explicou que para o Dia das Crianças a marca preparou um mimo especial. “As 50 primeiras crianças que nos visitarem, ganharão uma caixinha de confetes de chocolate”, informou Carolina. A Brigaderia apresenta diversidade em doces: brigadeiros de colher em sabores variados, como Oreo e Ovo Maltine; o BrigaderIPA, que leva o lúpulo da cerveja IPA na sua composição; além de diferentes opções e sabores de brownie.

Com a proposta de ser um espaço para reunir os amigos durante o happy hour, o festival traz atrações musicais ao vivo diariamente a partir das 19h, exceto aos sábados e feriado, quando inicia às 18h. O Kalunga DJ é atração confirmada para todos os dias do festival.

O festival reúne 24 cervejarias artesanais da região, sendo elas: Adoma; Alcebier; Babel Cervejaria; Baita Bier; Bossta Beer; Cervejaria Elementum; Cervejaria Factory Beer; Cervejaria Percanta; Cervejaria Weinmann; Clandestina Craft Beer; Coruja; Danken; Diefen Bros; Edelbrau; Eisenbahn; Fat Bull; Grünberg Craft Bier; Hettwer Bier; Hunsrück; Imigração; Irmãos Ferraro; Maniba; Schatz; Urwald Cervejaria.

Partido Novo, de João Amoêdo, se diz contrário ao PT

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Entretanto, os representantes não declaram apoio a Bolsonaro em nota oficial

Em comunicado divulgado em seu Instagram, o Partido Novo declarou oficialmente que não apoiará nenhum candidato à Presidência neste segundo turno. A disputa segue entre Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT.

Os representantes do partido de João Amoêdo se mostraram totalmente contrários aos ideais do PT. Nos comentários, alguns seguidores se mostraram contrários à posição.

“O Novo não apoiará nenhum candidato à Presidência, mas somos absolutamente contrários ao PT, que tem ideias e práticas opostas às nossas”, diz a nota.

Com pouco mais de 2,7 milhões de votos, João Amoêdo, ficou em quinto lugar na disputa presidencial, à frente de nomes como Marina Silva, Henrique Meirelles e o senador Alvaro Dias.

Na segunda-feira, em entrevista ao Estado, Amoêdo chegou a elogiar o economista Paulo Guedes, coordenador econômico da campanha do capitão reformado. “Ele tem algumas ideias que se assemelham ao que defendemos, como mais liberdade econômica e privatização de estatais”, afirmou. “O problema é que essas propostas vêm do assessor econômico. Bolsonaro, como deputado, nunca foi um grande defensor dessas pautas”, disse.

No entanto, um dia depois, a sigla tomou a decisão de manter a neutralidade. “O cenário presidencial no segundo turno não é aquele que desejávamos. Manteremos nossa coerência e nossa contribuição se dará através da atuação de nossa bancada eleita”, informa o documento. Nessas eleições, a sigla elegeu oito deputados federais, onze estaduais e um distrital.

Alckmin confronta Doria em reunião e insinua que ele é ‘traidor’ e ‘covarde’

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Clima esquentou na reunião da executiva nacional do PSDB na terça-feira, com acusações e troca de farpas. Em jogo, o controle do partido após o fiasco de Alckmin nas urnas

A “lavação de roupa suja” no PSDB atingiu seu ponto mais alto na terça-feira, dia 9, durante reunião fechada da executiva nacional do PSDB, em Brasília. O presidente do partido, Geraldo Alckmin, confrontou o ex-prefeito João Doria afirmando que não era um traidor e covarde. “Traidor, eu não sou”, exclamou o ex-governador de São Paulo. “Nem falso”, emendou outro tucano presente. A fala de Alckmin se deu após ouvir Doria reivindicar mais ajuda financeira às campanhas dos candidatos a governos estaduais que passaram para o segundo turno e afirmar que, passada a eleição, o PSDB deve fazer uma auto avaliação sobre erros, acertos e equívocos da legenda nesta eleição.

No contexto dos equívocos citados por Doria, Alckmin ainda afirmou: “o ‘Temerista’ não era eu não, era você”. E disse na sequência: “você, você, você”, numa associação com o governo federal marcado pelo alto grau de impopularidade. Alckmin era contrário ao ingresso do PSDB no governo Michel Temer. Candidato ao governo de São Paulo, Doria pediu calma a Alckmin durante a reunião, lembrando que estavam presentes dois ex-ministros de Temer, José Serra e Bruno Araújo. “Compreendo a sua situação”, disse o ex-prefeito ao presidente de seu partido e padrinho político. ‘Temos de ter calma e discernimento.” Queda de braço nos bastidores Doria estaria em uma ofensiva para tirar Alckmin do comando nacional do PSDB e assumir o controle do partido, aproveitando-se do fato de o ex-governador tucano saiu derrotado da eleição presidencial.

No domingo, dia 7, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, aliado de Doria, já havia defendido abertamente que Alckmin deixe a presidência do PSDB. Desde então, o grupo do candidato a governador se movimenta para enfraquecer adversários internos. Na segunda-feira, dia 8, o diretório municipal do PSDB anunciou a expulsão de Saulo de Castro, aliado de Alckmin, e Alberto Goldman, próximo ao senador José Serra. A executiva nacional desautorizou essa movimentação, mas expôs a disputa interna que está em andamento.

Alckmin foi o responsável pela ascensão de Doria dentro do PSDB. O presidenciável tucano comprou uma briga interna pesada para lançar o então aliado à prefeitura de São Paulo, em 2016. Após vencer a disputa, Doria passou a flertar com a ideia de concorrer à Presidência. Alckmin se impôs, saiu candidato ao Planalto e ele deixou a prefeitura para disputar o governo do estado. Ao longo da campanha, porém, com o padrinho político passando por dificuldades, o ex-prefeito subiu o tom de seu discurso, aproximando sua fala da de Jair Bolsonaro. No domingo, logo após a votação do primeiro turno, quando Alckmin já havia perdido e o PSDB amargava o pior resultado desde sua fundação, Doria declarou apoio a Bolsonaro.

PDT de Ciro Gomes anuncia ‘apoio crítico’ a Fernando Haddad no segundo turno

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Candidato do partido no 1º turno, Ciro já havia dito que história dele é de ‘defesa da democracia e contra o fascismo’

O PDT anunciou nesta quarta-feira, dia 10, que dará “apoio crítico’ a Fernando Haddad no segundo turno da eleição. A decisão foi anunciada em uma nota, divulgada pelo partido, após reunião da Executiva Nacional.

“A Executiva Nacional do PDT, reunida nesta quarta-feira na sede nacional do partido, em Brasília, declara seu apoio crítico à candidatura de Fernando Haddad para evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil e a derrocada da democracia”, informou o partido.

Na última segunda-feira, dia 8, o presidente do PDT, Carlos Lupi, já havia afirmado que o partido “jamais” apoiaria Bolsonaro e estudava dar “apoio crítico” a Haddad. Nesta quarta, Lupi declarou que Ciro Gomes não subirá em palanque com Haddad, e que esta é uma “decisão institucional”.

“Não faremos nenhuma reivindicação. Por isso que a gente fala que é o voto crítico. É voto sem participação em campanha. Não queremos, já está clara a nossa posição, a participação em nenhum governo se Fernando Haddad ganhar a eleição”, afirmou.

Segundo o presidente do PDT, “a partir de agora”, o partido “está decidindo lançar a candidatura Ciro 12 em 2022”. Ciro Gomes, porém, já disse que a eleição de 2018 seria a última.

No primeiro turno, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, ficou em terceiro lugar. Ex-governador do Ceará e ex-ministro da Integração Nacional, ele recebeu 13,3 milhões de votos, somando 12,47%.

No último domingo, dia 7, logo após a confirmação o resultado do primeiro turno, Ciro Gomes foi questionado sobre quem apoiaria no segundo turno e respondeu “ele, não”, uma referência ao movimento #EleNão, contrário a Jair Bolsonaro. Ao deixar o encontro do PDT desta quarta-feira, Ciro afirmou: “Abaixo o fascismo! Pela democracia!”

Soberanas 18ª Volksfest

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

A nova corte da 18ª Volksfest foi escolhida na última sexta-feira, dia 5, em evento realizado no novo Centro de Eventos de Portão

As dez candidatas passaram por um coquetel de apresentação aos jurados, entrevistas individuais e desfile, que somados à nota da prova teórica, realizada anteriormente, elegeram como Rainha: Kauane Pacheco, 1ª Princesa: Graziela Ruthner e 2ª Princesa: Thainá Algayer.

Na ocasião, o Prefeito, Renato das Chagas, juntamente das demais autoridades presentes, inaugurou oficialmente o Centro de Atividades Culturais e de Lazer, que passará a ser a nova sede do Departamento Cultural de Portão.

A noite foi encerrada com a animação da Banda Barbarella.

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação prestam atendimento em Novo Hamburgo

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Participaram da cerimônia de abertura do FNDE em Ação o presidente da Undime-RS, Marcelo Mallmann, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, o presidente substituto do FNDE, Rogério Lot, o reitor da Universidade Feevale, Cléber Prodanov, e a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli

A vinda de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a Novo Hamburgo atraiu mais de mil pessoas de 400 municípios no primeiro dia do FNDE em Ação, que teve início nesta terça-feira, dia 9, e seguiu até ontem, dia 10. As palestras e atendimentos individualizados aconteceram no Teatro Feevale e buscavam capacitar gestores educacionais para os programas desenvolvidos pelo fundo. “Vamos mudar o país a partir da educação e, para isso, precisamos transformar as parcerias em ações. Nossa equipe está aqui para tentar resolver problemas”, afirmou o presidente substituto do FNDE, Rogério Lot.

A realização da ação em Novo Hamburgo foi solicitada pela prefeita Fátima Daudt e pela secretária de Educação do Município, Maristela Guasselli, em encontro com o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em julho deste ano. “Todos aqui trabalhamos pela educação e temos a certeza de que muitas questões serão resolvidas neste encontro”, destacou a chefe do executivo hamburguense. Além das palestras sobre diferentes programas desenvolvidos pelo FNDE, os profissionais que vieram de Brasília também prestaram atendimento individualizado para que cada município pudesse esclarecer dúvidas e resolver possíveis pendências. “Esta configuração do FNDE em Ação é inédita no Rio Grande do Sul, com a realização de palestras e atendimento técnico direto nos diferentes sistemas, visando a eficiência da gestão de mais de 350 dirigentes municipais de Educação do nosso Estado”, explica a secretária Maristela.

Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS), Marcelo Mallmann, o evento representa a oportunidade para que os municípios do estado encaminhem importantes questões que envolvam o FNDE. “Em nome da Undime, agradecemos pela generosidade de Novo Hamburgo em solicitar ao Ministério da Educação que viesse ao Rio Grande do Sul e prestasse este atendimento individual para cada cidade que precisa”, ressaltou o secretário de Educação de Estrela.

Dia D da alimentação saudável ocorre dia 16 na Praça Punta del Este

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

No próximo dia 16, ocorre o “Dia D de Alimentação Saudável”, das 10h às 17h, na Praça Punta del Este, no Centro de Novo Hamburgo. A ação é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA).

A atividade contará com uma feira para a exposição de produtos e alimentos saudáveis, comidas para a degustação, informações e dicas sobre alimentação. “O evento tem como objetivo conscientizar e informar a população sobre a importância de uma alimentação saudável, visando melhor qualidade de vida”, explica uma das organizadora do evento, Victoria Carolina Zajic.

O Dia D da Alimentação Saudável, que é aberto à comunidade, ainda buscará debater avanços, dificuldades e perspectivas sobre a alimentação adequada e saudável para a promoção da segurança alimentar em âmbito regional. As Secretarias de Saúde e Educação também participarão do evento, promovendo discussões sobre aleitamento materno e alimentação saudável para as crianças.

Prefeito Martin e equipe se reúnem com Ministro da Educação

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Também participaram do seminários os técnicos Flávio Tietze e Adriana Pilger Klering

Durante o seminário FNDE em ação, ocorrido na Universidade Feevale na terça e quarta-feira, dias 9 e 10, o prefeito Martin Cesar Kalkmann conseguiu conversar com o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, acompanhado pela secretária de Educação e Cultura, Cristiane Spohr, e o diretor pedagógico, Marcelo Augusto Fröhlich. “No encerramento, entregamos ofício apresentando o trabalho desenvolvido pelo Município, bem como solicitamos atenção do Ministério para as demandas inseridas no Plano de Ações Articuladas”, relata o prefeito. Também foi solicitada agenda com o ministro no próximo dia 17, em Brasília, oportunidade em que o prefeito estará na capital federal.

Vereador Fernando Lourenço solicita tapa buraco no São Jorge

Postado por Ari Schneider  /   outubro 11, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

O vereador Fernando Lourenço solicitou operação tapa buracos na rua Samuel Dietschi, em toda a sua extensão, no bairro São Jorge. A matéria será lida na sessão de segunda-feira, dia 8, foi encaminhada ao Executivo.

“A via encontra-se em estado crítico, toda esburacada, o que dificulta o trânsito de carros e motos, além de trazer riscos de acidentes e prejuízos para a população. É necessário que seja feito o reparo da Samuel Dietrich com urgência, para assim, garantir a tranquilidade de quem precisa passar por ali”, destaca Fernando.