Blog

Número de pacientes que não comparecem para consultas é grande

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Vereador Jovelino sugere criação de lei para punir as irresponsabilidades

A Vereadora Lori aproveitou a tribuna para contar que, em uma conversa com o diretor do Hospital de Montenegro, descobriu que, apenas no mês de abril, 18 pacientes não compareceram na data e horário previstos para os atendimentos em especialidades. O prejuízo com a ausência dos pacientes sem aviso prévio foi de R$ 720,00. A única cota mensal de endoscopia também foi desperdiçada pela paciente que a solicitou.

Além disso, diversas pessoas confirmaram lugar no transporte que leva os pacientes a Porto Alegre e não compareceram ao ponto de encontro. Outro grave problema diz respeito aos pacientes que marcam os exames, os realizam, porém não retiram os resultados junto ao laboratório ou Secretaria da Saúde.

O vereador Jovelino também lembrou que há alguns dias, em uma entrevista, afirmou que os setores mais cobrados pelas pessoas na rua são justamente as secretarias de saúde e obras. "Vocês viram que há muitas pessoas que marcam os exames e não os retiram, mas se não é marcado o exame elas abrem a boca contra a administração, colocam no Facebook e falam o que não devem falar", afirmou o parlamentar. "Além disso, ela tira o lugar de uma outra pessoa que realmente necessitava", concluiu.

O vereador também sugeriu a criação de uma lei, por parte do Poder Executivo, para fazer a cobrança do valor das consultas as quais a pessoa não comparece. Disse que, se criado este projeto, seu voto será favorável.

Prefeitura de Capela de Santana realiza revitalização de ruas e praças

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Durante os últimos dias, a Prefeitura tem realizado a revitalização de algumas ruas e praças da cidade. O serviço é realizado por meio dos servidores da Secretaria de Obras com o objetivo de atender pedidos da comunidade e permitir um melhor aproveitamento dos espaços públicos, além de melhorar a estética destes locais.

Os trabalhos incluem a limpeza e pintura de meio foi nas Ruas Celi Machado e Coronel Paulino Teixeira. Além disso, na terça feira, 15, foi concluída a revitalização da Praça da Vila Flores. A Praça Franklin Rodrigues da Silva, no centro, também passou por cuidados, como a repintura dos bancos e escadarias.

Começam as obras de revitalização do Centro de Novo Hamburgo

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Ordem de Início de Serviços foi assinada nesta segunda-feira

De forma rápida e objetiva, a prefeita Fátima Daudt assinou, nesta segunda-feira, dia 14, a Ordem de Início de Serviços das obras do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), que prevê a revitalização da área central da cidade. Esta fase inicial compreende a Avenida Nações Unidas, nos cruzamentos entre as ruas Joaquim Nabuco, Lima e Silva e Cinco de Abril. “Estas mudanças trarão benefícios para toda a comunidade. Nosso objetivo é entregar à população uma cidade eficiente, segura e com visão de futuro”, destacou a prefeita, que acompanhou de perto o início dos trabalhos.

O projeto, que conta com recursos do BID, vai significar um novo momento para a cidade. Segundo o vice-presidente de Comércio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Natalino Conci, a revitalização é um verdadeiro presente aos hamburguenses. “O povo germânico gosta de construções bonitas e bem feitas e é isso que teremos. A cidade carecia de agendas positivas e a Prefeitura está mostrando uma organização exemplar para essas boas notícias”, observou Conci. Já para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Gilberto Kasper, Novo Hamburgo é uma das poucas cidades do Estado com um investimento de grande porte como este, especialmente nas áreas da indústria e comércio. “Estamos otimistas com o resultado desta obra. Teremos que nos adaptar por algum período em função das mudanças, porém vislumbramos períodos de grande desenvolvimento após o término do programa”, destacou Kasper.

A comerciante Berê Fritsch, que há 20 anos possui sua loja de variedades na Avenida Nações Unidas, acompanhou o início das obras. “Já passamos por diversas mudanças. A última vez foi com a vinda do trem e, apesar de termos que nos adaptar por um tempo, hoje estamos bem satisfeitos com a movimentação. Acredito neste projeto e já estou ansiosa para ver esse espaço com nova sinalização, iluminação e redes de drenagem”. Na última sexta-feira, a loja de Berê foi uma das visitadas pela equipe da Prefeitura de Novo Hamburgo que esteve nos estabelecimentos para informar sobre o início das obras. A ação foi coordenada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

Mudanças no trânsito – Com o início das obras, que compreendem a drenagem e a troca da rede de esgotos, algumas mudanças são necessárias no trânsito da cidade. Para isso, a Rua Pinto Bandeira teve seu sentido invertido e passou a ser proibido estacionar na Rua Marcílio Dias, no trecho entre a Avenida Nações Unidas e Rua Imperatriz Leopoldina, no lado direito da via; na Rua Marcílio Dias, entre a Avenida Nações Unidas e a Rua Primeiro de Março, no lado direito da via; e na Rua Imperatriz Leopoldina, entre Rua Marcílio Dias e a Rua Cinco de Abril, no lado esquerdo da via. Para moradores das vias envolvidas e locais que necessitem de trânsito de ambulâncias, o acesso está liberado.

Praça do Imigrante e Calçadão Osvaldo Cruz – Também está contemplado no projeto a revitalização da Praça do Imigrante, que será dividida em quatro partes: Setor A, no trecho limite com a Rua Lima e Silva, com reforma do palco e chafariz; Setor B, com trecho caracterizado pelo calçamento em Pedra Portuguesa; Setor C, com o trecho caracterizado pela reforma dos banheiros públicos e implantação de academia ao ar livre; e Setor D, com a reforma dos espaços de lanchonetes e café, com implantação de praça infantil.

Ainda entre as obras do Centro, o Calçadão Osvaldo Cruz receberá melhorias. A revitalização será dividida em duas partes. O trecho central, que é uma faixa com nove metros de largura compreendendo todo comprimento do calçadão, receberá uma rede subterrânea para alimentação da iluminação e seu pavimento será com piso permeável, diferente do pavimento usado nas laterais. Já o trecho lateral receberá redes de água e esgoto sanitário, além de ser pavimentado com blocos de concreto.

Dia D de vacinação supera expectativas

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

O intuito foi vacinar os integrantes de grupos de risco que ainda não tinham recebido a dose

No último sábado, 12, das 8h às 17h, foi realizado o dia D de Vacinação em todas as unidades de saúde do Município. A campanha se iniciou em 23 de abril, já vacinou 51% da população, e segue até 1º de junho. No sábado, também foram aplicadas as vacinas em atraso. As unidades de saúde aproveitaram a data para visitar e vacinar os acamados.

A coordenadora de vacinação, Eliane Gomes Fleck, destacou o objetivo do dia D, era vacinar quem não pode ir às unidades de saúde durante a semana. “O intuito era vacinar 500 pessoas, mas superamos essa expectativa, vacinando cerca de 800 pessoas, a maioria crianças. Além disso, houve muita procura para atualizar a caderneta de vacinação”, disse.

Os grupos que receberam a vacina da gripe são: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade, com indicação médica (prescrição no ato da vacinação); das escolas públicas e privadas.

Agenda cheia na Canto União

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

A centenária Sociedade de Canto União está com agenda cheia. Nesse domingo, 20, a festança ficará por conta do baile mensal dos Veteranos da União, ao som da Super Banda Os Gêmeos, a partir das 13h30. Além disso, O Coral União está trabalhando muito para que a 3ª edição de seu Brechó tenha êxito pleno, no próximo sábado, 26, contando com roupas, livros, acessórios, sapatos, bolsas e muito mais, das 8h30 às 18h. Já no domingo, 27, o clube estanciense recebe associados e convidados para o seu concorrido Almoço União em Família.

Atleta Enio Elias de olho na vaga do Brasileiro de Taekwondo 2018

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

No próximo sábado, 19 de maio, ocorrerá o Grand Slam de Taekwondo. O evento reunirá somente os melhores atletas de cada categoria do estado. A competição será no Ginásio Coelhão e definirá a seleção gaúcha que representará o estado no Campeonato Brasileiro da modalidade.

O atleta Enio Elias/Faixa Preta 2ºdan e a Técnica Jéssica Madrid/Faixa Preta 1ºdan defenderão Estância Velha e a Arte Fitnes/Bom Jardim Calçados na categoria Máster 3 para atletas de 69kg até 80kg. Elias é o único atleta da região com tantos títulos em campeonatos brasileiros. Subiu no lugar mais alto por oito vezes.

2ª Cantun Retrô já tem data marcada

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Depois do sucesso da primeira edição, a 2ª Cantun Retrô já tem data marcada. A festa acontece no dia 25 de agosto, um sábado, no salão social do clube. O Dj Beto Balboro, referência na região, comanda a festa que promete bombar ao som dos hits dos anos 70, 80 e 90. Os ingressos antecipados estão disponíveis na Kinei Calçados, Hartz Tintas (Rincão dos Ilhéus), Academia Corpore Sano e secretaria do clube.

Campanha de vacinação contra Influenza prossegue até dia 1º de junho

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Dia D teve 170 pessoas imunizadas em Ivoti

No sábado, Dia D da vacinação, foram imunizadas 170 pessoas em Ivoti. A informação é da enfermeira Alexandra Fick, responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde e Assistência Social. O atendimento foi realizado nos postos do Centro e do Bairro Jardim Bühler. “A maior procura tem sido pelas pessoas com mais de 60 anos de idade”, informa Alexandra.

O prefeito Martin Cesar Kalkmann visitou a unidade do Centro e conversou com a equipe. A campanha segue até o dia 1º de junho, agora, nos postos do Centro (das 8h às 18h), Jacob Schneider, Panorâmico e Bom Pastor (das 8h às 12h e das 13h às 17h).

Os grupos prioritários que receberão a dose são constituídos por pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os grupos portadores de doenças crônicas mediante solicitação médica de vacinação contra Influenza e os professores das escolas públicas e privadas.

Prefeita faz entrega de carro adaptado para a Secretaria de Meio Ambiente

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

O automóvel, adquirido com recursos do Fundema, será utilizado pelo Cempra para transportar cães e gatos

No início da tarde de sexta-feira, 11, a prefeita Fátima Daudt fez a entrega no pátio do Centro Administrativo Leopoldo Petry de um novo carro para a Secretaria de Meio Ambiente, mais especificamente para o Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra) de Novo Hamburgo. “Parabenizo a equipe do Canil Municipal pelo projeto de adaptação do veículo às suas necessidades do dia a dia na proteção animal”, disse a prefeita. O veículo é um modelo Chevrolet Montana, adquirido com recursos do Fundo de Defesa do Meio Ambiente (Fundema).

A picape compacta recebeu gaiolas de apoio, projetadas com o auxílio de veterinários da Semam, que deslizam para fora do veículo sobre uma estrutura de ferro com roldanas, guardada no Cempra, o que facilita a organização do traslado e garante todo a comodidade durante a viagem paragatos e cães de pequeno, médio e grande porte. O novo veículo irá reforçar as estratégias de atenção a animais comunitários de Novo Hamburgo e de estímulo à adoção dos amigos peludos. Para estrear o novo sistema, um dos mascotes da Prefeitura de Novo Hamburgo, o cachorro Faísca, participou de um test drive e se mostrou bastante tranquilo com a novidade.

Durante o ato simbólico, a prefeita Fátima passou as chaves do automóvel para o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet. Também estavam presentes no momento da entrega o primeiro-cavalheiro, o veterinário Marcelo Nunes, a diretora de Controle e Bem-Estar Animal do Cempra, a veterinária Deisy Heck, a chefe de Gabinete da Semam, Cristiane Hermann, mais os veterinários Maicon Faria e Karen Souza e o motorista do Cempra Sérgio Barriquel.“Além de seguro, tanto para o condutor quanto para os animais, o veículo é confortável e de fácil higienização”, frisou o secretário Sarlet. O automóveltem carroceria revestida internamente de alumínio, ar-condicionado e não apresenta janelas para evitar o estímulo luminoso que pode estressar os passageiros de quatro patas.

Foto: A picape compacta recebeu gaiolas de apoio, projetadas com o auxílio de veterinários da Semam

Novo Hamburgo dá mais um passo para a instalação da DEFREC

Postado por Ari Schneider  /   Maio 17, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Prefeita Fátima Daudt esteve reunida com o chefe de Polícia para tratar do assunto

A instalação de uma Delegacia de Polícia Especializada em Furto, Roubo, Entorpecentes e Capturas do Vale do Sinos (DEFREC) em Novo Hamburgo esteve em pauta durante audiência realizada na quinta-feira (10/05), no Palácio da Polícia, em Porto Alegre. A prefeita Fátima Daudt, acompanhada do secretário de Segurança general Roberto Jungthon, e do chefe de Gabinete Raizer Ferreira, esteve reunida com o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, reforçando a disposição do município em contar com mais esta estrutura na área da segurança.

“Já encontramos um espaço apropriado para a instalação da DEFREC. Queremos ampliar nossa parceria com a Secretaria de Segurança Pública, com quem temos realizado muitas ações positivas, a exemplo do que fazemos também com a Brigada Militar. Em Novo Hamburgo existe um trabalho integrado e o objetivo é fortalecer esta relação. Somente unindo forças é que vamos alcançar os resultados esperados”, observou a prefeita Fátima Daudt.

De acordo com o delegado Emerson Wendt, o assunto será levado ao conhecimento do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, e também ao governador José Ivo Sartori, já que existe um decreto indicando a instalação da DEFREC em outro município. “Nosso objetivo é combater o crime organizado de toda a região. O importante é que a estrutura oferecida permita a execução do nosso trabalho”, ressaltou Wendt, acrescentando que uma definição com relação ao assunto pode acontecer em aproximadamente dez dias.

O general Roberto Jungthon destacou que a instalação de uma Delegacia Especializada é fundamental para reduzir ainda mais os índices de criminalidade na região. “Toda esta soma de esforços refletirá em melhores condições para a atuação da Polícia Civil, não somente em Novo Hamburgo, mas em todo o Vale do Sinos”, frisou o general. A documentação necessária, com todas as informações enviadas pelo município, já estão com a chefia de Polícia.

Foto: Reunião no Palácio da Polícia tratou da instalação da Delegacia em Novo Hamburgo