Blog

Ivoti lançará programa de pavimentação comunitária

Postado por Ari Schneider  /   agosto 13, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Em parceria com moradores, 18 ruas poderão ser contempladas

Depois de ouvir moradores e verificar a existência de vários pedidos de pavimentação, o prefeito Martin Cesar Kalkmann e o secretário de obras públicas e o vice-prefeito Roberto Schneider, decidiram formalizar um programa de pavimentação comunitária com pedra regular. A primeira etapa prevê o serviço em 18 ruas de sete bairros. Na noite do dia 28 de agosto, uma reunião com os moradores dessas vias será realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Nossa intenção é dar uma opção viável tanto para a Administração, que está com um orçamento apertado, quanto para o morador, que poderá ter melhores acessos e ainda valorizar seu imóvel”, destaca Martin.

O programa prevê o custeio em parceria: o Município entra com a mão de obra, cancha e caixa de coleta e o morador vai custear a pedra, o pó de brita e o meio-fio. “A escolha dessas primeiras ruas foi feita com base na adesão de 100% dos moradores que procuraram pelo Município”, explica Beto. “No Bairro Palmares, por exemplo, temos um pedido feito em 2011”, conta.

Atualmente, o município possui 27 quilômetros de chão batido, sendo a maioria das ruas no interior. “Com o programa, esse número vai diminuir para 24 km, e assim, sucessivamente”, completa o secretário.

O investimento do Município deverá ser de aproximadamente R$ 275 mil. A expectativa é reunir os moradores e iniciar o serviço em meados de setembro. “Vamos conversar com os moradores para que possam se organizar e garantir a melhoria, por isso, é importante que todos compareçam”, completou Martin.

Dois estancienses votaram na convenção do MDB gaúcho

Postado por Ari Schneider  /   agosto 13, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Partido confirmou a candidatura de José Ivo Sartori à reeleição para o governo gaúcho

Dois estancienses emedebistas participaram votando na convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no domingo, dia 5, em Porto Alegre. São eles, a ex-presidente do MDB Mulher de Estância Velha , Maria José Spengler, e o ex-vereador, João Valdir de Godoy. Na ocasião, o MDB confirmou a candidatura de José Ivo Sartori à reeleição para o governo gaúcho, nas eleições de 2018. O atual vice, José Paulo Cairoli (PSD), também será vice na chapa, que ainda é composta por PSBPRPatriotasPSC, PRP, PMN e PTC.

A coligação terá dois candidatos ao Senado: José Fogaça (MDB), e Beto Albuquerque (PSB). O MDB também terá 27 candidatos a deputado federal e 49 estadual. Da convenção, participaram também o candidato à Presidência da República, Henrique Meirelles, e o vice, Germano Rigotto, pela chapa única do MDB nacional.

Inscrições abertas para o Momento Cidadania na Feira do Livro

Postado por Ari Schneider  /   agosto 13, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Empresas e profissionais poderão apresentar seus serviços e atividades que tragam informações relevantes à comunidade

No dia 25 de agosto, o Momento Cidadania estará integrado à 36ª Feira do Livro de Ivoti. A atividade ocorrerá das 9h às 11h30, dentro e no entorno da Praça Neldo Holler. A participação é gratuita e precisa ser feita a inscrição prévia junto ao Departamento de Cultura e Turismo até o dia 17 de agosto. A ficha de inscrição está disponível no site do Município. Também pode ser solicitada pelo e-mail [email protected]. O evento será cancelado em caso de chuva. Mais informações pelo telefone 3563-7946.

Prefeitura formaliza parcerias com empresários para a adoção de espaços públicos

Postado por Ari Schneider  /   agosto 13, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

O objetivo é ornamentar os espaços e mantê-los conforme projeto paisagístico


A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciou, depois da publicação do chamamento público 04/2018, a formalização das parcerias com pessoas jurídicas para a adoção de praças, canteiros ou rótulas da cidade, com o objetivo de ornamentar os espaços e mantê-los conforme projeto paisagístico. Esta primeira proposta abrangeu 127 lotes, mais três rótulas, oito praças e duas escadarias. Na sexta-feira, dia 3, as empresas Paludo e Server Informática assinaram a adoção de espaços nos bairros Canudos, Centro, Ideal, Jardim Mauá, Hamburgo Velho, Rondônia e Rio Branco.

O proprietário da empresa Server Informática, Diego Zanelatto, destacou a importância destas parcerias. “Nossa empresa está há 29 anos no mercado. Se cada um colaborar, podemos fazer uma cidade melhor, mais harmônica. Ainda observamos uma oportunidade de divulgação de nossa marca”, frisou.

Também adotaram lugares as empresas Tudo Imobiliária, Feller & Freitas Centro de Condicionamento Físico, Global Distribuição de Bens de Consumo e a Superfitas Indústria de Fitas Adesivas Eireli. Além das empresas, clubes de serviços sociais, associações de bairro e entidades de classe podem ajudar a manter a cidade bonita.

Um segundo chamamento público já está sendo elaborado pela Diretoria de Compras e Licitação da prefeitura. Esta segunda proposta abrangerá todos os espaços disponíveis no município (cerca de 500 lotes) para adoção. “Estamos trabalhando intensamente para que esta parceria entre Prefeitura e pessoas jurídicas seja ampliada, assim embelezando cada vez mais os espaços públicos do município, gerando economia que poderá ser aplicada em outras áreas. É importante ressaltar que todas as empresas que adotaram espaços em anos anteriores estão com os contratos vencidos e deverão participar dos novos chamamentos públicos”, destaca o diretor de serviços urbanos, Antônio Carlos da Silva.

A adoção é gerenciada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, por meio da Diretoria de Serviços Urbanos, com auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Comur leva palestra sobre segurança do trabalho às escolas municipais

Postado por Ari Schneider  /   agosto 13, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Merendeiras e serventes de limpeza e copa recebem informações sobre as medidas de prevenção de acidentes no seu ambiente de trabalho

Treinamentos sobre segurança do trabalho estão sendo levados até as escolas do Município em uma iniciativa da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). Nos encontros, merendeiras e serventes de limpeza e copa que são colaboradores da Comur recebem informações sobre as medidas de prevenção de acidentes no seu ambiente de trabalho. Na última semana, o encontro ocorreu na escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, no bairro Canudos.

Os treinamentos são ministrados pelo técnico em segurança do trabalho da Comur, Afrânio Landskron, e ocorrem há cerca de três meses em diversas instituições do Município. Com duração de uma hora, são repassadas as medidas de prevenção de acidentes, informações sobre a importância do uso dos uniformes e EPI’s (equipamentos de proteção individual) que são disponibilizados aos colaboradores e dicas sobre higienização com foco na segurança do ambiente de trabalho, o que tem gerado grande interação dos colaboradores, que aproveitam o momento para sanar suas dúvidas.

Conforme o diretor-geral da Comur, Joel Gross, o objetivo do treinamento é abordar os riscos das atividades realizadas por cada uma das funções, a fim de evitar acidentes e também como se deve agir caso ocorra um acidente de trabalho. “No mês de maio, não tivemos nenhum acidente de trabalho e apenas um no mês de junho. Isso é resultado dos constantes treinamentos e cursos que são oferecidos aos colaboradores sobre o tema segurança do trabalho”, destacou. A Comur conta atualmente com mais de 750 colaboradores em diversas áreas.

Obras da ponte na rua Javari atingem 55% de conclusão

Postado por Ari Schneider  /   agosto 13, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Localizada sobre o arroio Pampa, a ponte está sendo construída no cruzamento com a avenida Alcântara

Diariamente, os moradores que passam pelo local, na divisa dos bairros São José e São Jorge, podem observar a evolução da obra da futura travessia. Do projetado para a intervenção, já foram colocados os gabiões nos dois lados do arroio, que objetivam minimizar os riscos de enchentes. A estrutura de sustentação da ponte também já está em construção.

“Estou satisfeito com o andamento das obras da ponte da rua Javari. Uma construção esperada pela comunidade desde 2014 e que beneficiará toda a região”, destaca o secretário de obras públicas, serviços urbanos e viários, Paulo Magalhães.

A obra de 517 m² terá uma nova travessia com pavimentação asfáltica, sinalização viária, novas bocas de lobo e drenagem pluvial. O investimento será de aproximadamente R$ 570 mil com recursos próprios do município.

Alunos da Guarda Municipal recebem treinamento em primeiros socorros

Postado por Ari Schneider  /   agosto 13, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Conteúdo de 26 horas/aula integra formação dos servidores, que encerrará em dezembro


Situações do cotidiano, como acidentes domésticos e de trânsito, e que exigem conhecimento e preparo técnico para o atendimento inicial até que serviços de saúde cheguem ao local da ocorrência. Esse é foco das aulas. Motivações para conteúdo de primeiros socorros, totalizando 26 horas/aula, que estão sendo ministradas à turma de 12 novos guardas municipais, em treinamento até dezembro.

Na quinta-feira, dia 2, na sede da instituição, os alunos tiveram a primeira aula sobre o tema, ministrada pelo guarda municipal Adriano Saraiva. Com formação de enfermeiro e socorrista, Adriano usou equipamentos como manequins adultos e de um bebê, além de um Desfibrilador Externo Automático para a instrução, e explicou as técnicas e formatos do atendimento pré-hospitalar. “São instruções como segurança de cena, uso de equipamentos de proteção individual, cinemática, o que ocorre no local. Tem ainda avaliação primária, suporte básico de vida, queimaduras, fraturas, tipos de choques”, destaca ele, pontuando que após a teoria entra a parte prática. “Que é o suporte básico de vida, baseado em protocolos internacionais atualizados e onde eles aprendem como atender uma vítima em Parada Cardio-Respiratória (PCR), situação que pode ocorrer tanto na escola como em qualquer lugar”, ilustra.

Saraiva também ressalta que, em geral, são as viaturas da Guarda Municipal as primeiras a chegar a uma cena de acidente no Município, antes das ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). “E esse treinamento permite que eles se apossem desse conhecimento, para que quando chegarem possam oferecer a vítima a chance da sobrevida”, frisa. Exemplifica que numa parada cardíaca estudos mostram que a chance de vida se reduz em 10% a cada minuto da ocorrência. “O paciente que passou dez minutos, 11 minutos, teoricamente estaria morto por questões de oxigenação cerebral e cardíaca. Então essa é a nossa ênfase”, salienta o instrutor.

O conteúdo educacional da instrução em primeiros socorros prevê ainda a imobilização de trauma, prática que integra o Atendimento Pré-Hospilar (APH). “Os cursos de APH têm exigência mínima de 20 horas e muitas vezes a população desconhece que os guardas municipais têm essa formação. E estendemos atualizações também ao efetivo de mais de 200 servidores da instituição”, esclarece Saraiva.

Integrante da nova turma de guardas o hamburguense Jacson Alves da Fonseca, 28 anos, assinala quem ganha com a formação e o conhecimento em primeiros socorros que está sendo absorvido pelos servidores. “A importância de sermos bem treinados tem razão na população. Quem ganha com isso é o cidadão. Podemos nos deparar com essas situações no cotidiano e precisamos saber como agir. E estamos sendo bem treinados, bem orientados”, diz ele, que nunca teve treinamento similar e não escondia o entusiasmo com o aprendizado. “E esse treinamento vai nos permitir também adquirir a calma e tranquilidade para a aplicação correta da técnica quando necessário”, enfatiza Fonseca.

Reparasul traz feira voltada ao segmento de motocicletas a Novo Hamburgo

Postado por Ari Schneider  /   agosto 08, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Em setembro, a Femopart’s chega aos pavilhões da Fenac

De 12 a 15 de setembro, em paralelo à primeira edição da Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva, acontecerá a Femopart’s – Feira de Peças, Acessórios e Produtos para Reparação de Motocicletas, a única feira de motopeças da região Sul do país. Durante quatro dias, a Fenac será o local ideal para encontrar soluções, novidades e contatos relacionados ao segmento automotivo e de duas rodas, já que os eventos reunirão, simultaneamente, toda a cadeia de reposição e reparação, envolvendo fabricantes, distribuidores e varejo de autopeças e motopeças, fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas e de motocicletas.

Os eventos têm o objetivo de servir como uma plataforma geradora de negócios e relacionamento para os setores de reposição e reparação, colocando os expositores em contato direto com os principais tomadores de decisão das maiores empresas distribuidoras, varejistas e reparadoras do Brasil. “Nossa expectativa é fortalecer o mercado em um grande evento que une os setores automotivo e de duas rodas. Por acontecer na Fenac, que possui localização privilegiada e estratégica, a visitação por parte de todos os interessados é facilitada, além de o espaço contar com uma infraestrutura ideal para receber as grandes marcas”, destaca um dos organizadores da Femopart’s, Auri Batista Pires.

Além disso, o organizador destacou outros diferenciais dos eventos. “As caravanas que estão sendo organizadas são mais um atrativo, bem como a presença do Senai no local e suas novidades para o setor, o que incentivará os negócios para o mercado. Sou empresário do setor de motopeças há muitos anos e posso garantir que é a primeira vez que nosso estado terá uma feira desta dimensão”, finaliza Pires. Para o diretor-presidente da Fenac, promotora da Reparasul, Marcio Jung, a realização das duas feiras em um mesmo local proporcionará um ambiente com alto potencial informativo e inovador. “Será o local ideal para toda a cadeia automotiva e de motocicletas do Brasil e da América Latina encontrar novidades dos setores e ampliar sua rede de contatos comerciais, fornecedores e distribuidores”, destaca Jung.

As feiras atendem uma demanda do mercado atual, que revela crescimento tanto no setor automotivo quanto de motocicletas. De acordo com dados da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a produção de motocicletas cresceu no primeiro semestre de 2018, com quase 495 mil unidades produzidas, o que representa um avanço de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os dados da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, revelam que a produção de carros no semestre cresceu 13,6% em relação ao mesmo intervalo do último ano, atingindo o maior volume desde 2014.

Secretaria de Obras de Ivoti realiza manutenção nas ruas do município

Postado por Ari Schneider  /   agosto 08, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Trechos de grande fluxo receberam melhorias com asfalto quente

Com grande fluxo devido às feiras no Núcleo de Casas Enxaimel, e também considerado um dos trechos mais necessários, a rua José de Alencar, nas esquinas com as ruas Pedro Klein Sobrinho e Guilherme Holler, agora estão com a passagem mais facilitada. Na última sexta-feira, dia 3, foi concluída a melhoria de trechos com asfalto quente, em pontos de grande circulação: na rua José de Alencar, na rua Régis Bittencourt (esquina com a rua Capivara), trecho da rua Castro Alves e na rua Olavo Bilac (no encontro com a rua Castro Alves). A recuperação abrangeu um investimento de aproximadamente R$ 70 mil.

O secretário de Obras Públicas, Roberto Schneider, explicou que a manutenção foi realizada em vias com maior desgaste e grande fluxo de veículos, fazendo com que possa se usar como alternativa à avenida Presidente Lucena. “Enquanto não dispomos de recursos para o recapeamento de toda a via, estamos sanando trechos mais críticos com asfalto quente”, explicou.

Volta às aulas em Estância Velha

Postado por Ari Schneider  /   agosto 08, 2018  /   Posted in Geral  /   No Comments

Rede Municipal retomou as atividades após o período de férias

O recesso escolar chegou ao fim para cerca de 7 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Estância Velha. Os alunos retornaram às aulas na quarta-feira, 1º. A volta às aulas marcou o início oficial do segundo semestre letivo das Escolas Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Marly Arigony, ressaltou que a expectativa é grande. “Começamos a chamar os professores aprovados no concurso público. Com isso, teremos melhorias na qualidade do ensino” disse.

E o segundo semestre vem cheio de atividades. Entre elas, a Semana de Estância Velha, Farroupilha e Feira de Ciências e Tecnologia. Esta última, conforme a secretária, vem conquistando seu espaço. “A FECITEC é uma ótima ferramenta pedagógica, pois ótimos trabalhos serão apresentados pelos estudantes”, explicou.

As aulas para os estudantes estancienses vão até o dia 14 de dezembro.