Segurança media reunião do Município, Estado e União com comunidade do bairro Primavera

Postado por Ari Schneider  /   novembro 30, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Demandas dos moradores envolvem segurança e infraestrutura em trecho da BR-116 e foram debatidas em encontro do GGI-M

A Prefeitura Municipal vai prestar apoio ao Dnit-RS na limpeza de trecho da BR-116 junto a passarela Osvaldo Kaiser e adjacências, no bairro Primavera. Um dos encaminhamentos de reunião nesta quinta-feira, dia 29, do Gabinete de Gestão Integrada, de Novo Hamburgo, realizada na Secretaria Municipal de Segurança. Com a participação de representações do Dnit-RS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, da Associação dos Moradores do bairro, do Município e do gabinete do deputado federal eleito pela região, Lucas Redecker, a agenda sucedeu encontro da SEG com lideranças do Primavera no último dia 23, na qual o secretário Roberto Jungthon e o GGI-M propuseram mediar as demandas da comunidade, em temas da segurança e infraestrutura urbana, junto a organismos do Município, Estado e União. “As ações da Prefeitura e do Dnit vão procurar, primeiramente, preparar a área para deixá-la em condições mais adequadas de convívio. Na sequência, vamos junto com o Dnit e a Associação de Moradores prosseguir na manutenção dessa área para mantê-la em boas condições. Nas ações das forças de segurança, será mantida a atenção sobre a área”, destacou Jungthon. Secretário de Obras, Raizer Ferreira ressaltou que há 60 dias a Prefeitura já havia realizado limpeza e roçada no trecho, respondendo a pedido da Associação, mesmo que o perímetro seja de jurisdição do Dnit-RS. E frisou que as ações não pararam por aí e estão sendo feitas dentro de calendário estipulado. “Uma das preocupações nossas é que os acessos ao município estejam limpos. Há dez dias demos início a limpeza de todos os acessos da cidade, começando pela divisa de Novo Hamburgo com São Leopoldo, fizemos alças de acesso, viaduto da 7 de Setembro, em volta das passarelas e pontos de ônibus do perímetro e hoje chegamos com nossas equipes no Viaduto Ayrton Senna. Em até quatro dias, em função do tamanho da área, vamos ter limpo todo o viaduto. Também pela RS-239 limpamos o acesso na Bento Gonçalves e vamos seguir depois do Ayrton Senna ao da nossa rua Rincão”, exemplificou. Chefe de Gabinete da prefeita, Lineo Baum saudou o aspecto integrador do encontro e afirmou que “a Prefeitura está à disposição da comunidade na busca de soluções”.

Representando o Dnit-RS e o consórcio Etel/ATP, que presta serviços terceirizados à autarquia federal, Rogério Ragagnin ressaltou que os recursos financeiros para 2018 já se extinguiram e que o Departamento aguarda pela liberação de receita para o projeto de melhorias da BR-116, que contemplará o trecho da rodovia no Município. “Mas não sabemos quando”, resumiu. Contudo, observou que há dois meses recebeu autorização para intervenções ambientais no trecho e que serão agora construídas em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Pontuando que o papel da comunidade é fazer a fiscalização, a presidente da Associação de Moradores do bairro Primavera, Juliane Lopes, agradeceu o esforço do Executivo na limpeza das entradas do Município. “Isso é um grande feito que está necessitando a cidade. E estamos esperançosos de que finalmente vamos chegar a uma solução nesse impasse que se arrasta há décadas”, enfatizou.

Também participaram da reunião o subcomadante do 3º BPM, major Adriano Zanini, os titulares da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, de Novo Hamburgo, respectivamente delegados Tarcísio Kaltbach e Raquel Peixoto. A Brigada Militar e a Polícia Civil apresentaram dados operacionais da atuação das instituições no bairro Primavera, que detém, segundo as polícias, baixos indicadores criminais, o que reforça por parte da PC o registro formal das ocorrências, que resultam em processos de investigação.

Ainda estiveram na reunião o engenheiro do Dnit-RS Marcelo Piachesky de Abreu, o inspetor da PRF, Rodrigo Rodrigues, o diretor do GGI-M, Amilton Belmonte, além de Assis Tadeu Barbosa Velho, representando o deputado Lucas Redecker, e Karl Frank e Antônia Pedroso, da associação de moradores.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

3 + três =

%d blogueiros gostam disto: