Médicas cubanas do Programa Mais Médicos se despedem de Estância Velha

Postado por Ari Schneider  /   novembro 30, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

A prefeita Ivete Grade agradeceu às profissionais pelos serviços prestados ao município

O Programa Mais Médicos, do governo federal, está em processo de rompimento com Cuba. Há alguns dias, médicos do país da América Central estão se desligando das suas atividades na região. Cinco médicas da atenção básica de saúde estão deixando Estância Velha nesta sexta-feira. A prefeita Ivete Grade, o secretário de saúde Mauri Martinelli e o diretor de saúde Edson Couto se despediram das profissionais na manhã da última segunda-feira, dia 26.

Martinelli explica que a situação é delicada e que a compreensão da comunidade é necessária. “As novas contratações e ajustes de escalas podem implicar que, em algum momento do período, não se encontre médicos, em todos os horários, nas unidades. Precisamos de compreensão neste momento”, comenta. As novas adequações acontecem, principalmente, nas Estratégias de Saúde da Família.

Tanto o secretário Martinelli, quanto o diretor Couto, lamentaram a saída das médicas cubanas. “Elas realmente dedicaram suas vidas para os estancienses”, afirmou Edson Couto. A prefeita Ivete Grade lembrou que o atendimento das médicas era humanizado e os cuidados iam desde as crianças até os idosos, não só na medicina curativa como na preventiva. Ela também aproveitou para agradecer o trabalho. “Gostaríamos de agradecer as médicas cubanas as quais prestaram um ótimo atendimento a nossa população, o papel delas foi muito importante durante esse período”, agradeceu a prefeita.

É válido ressaltar que o edital do Ministério da Saúde para a contratação de novos médicos, pelo Programa Mais Médicos, já está aberto. Estância Velha foi contemplada com 5 vagas, mesmo número da lacuna deixada pelas cubanas. No momento, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda novas orientações da coordenação do programa.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

quatro × 1 =

%d blogueiros gostam disto: