Dia de Feira da Saúde no Pavilhão de Atividades Culturais em Estância Velha

Postado por Ari Schneider  /   novembro 30, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

A feira foi em virtude do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à Aids

Os setores da Vigilância em Saúde de Estância Velha, realizaram a Feira de Saúde, no Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Enio Trein, na quarta-feira, dia 28. No evento, também se tratou dos perigos dos animais peçonhentos e como se proteger do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti.

Na abertura quem falou foi a prefeita Ivete Grade, a coordenadora da Visa, Denise Medeiros Teixeira, a coordenadora do Serviço de Assistência Especial, Sandra Centofante, a infectologista Ricardo Sigle e o vereador Euclides Tisian, Gringo.

Após, teve apresentação do grupo de dança gaúcha do Conviver, Alma Gaúcha. Para dar continuidade ao evento, começaram a ser feitos os testes rápidos das hepatites B e C, Sífilis e HIV. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos. Além dos testes também pode ser feita a medição de glicose e pressão.

O departamento da vigilância sanitária, abordou sobre cuidados no salão de beleza e tatuagens. Já a ambiental, fez análise de larvas do mosquito Aedes Aegypti. O setor epidemiológico, em parceria com a ambiental, montou o caminho da saúde, onde é mostrado os riscos das doenças, lixo no chão, animais peçonhentos, entre outros.

Na parte da tarde, continuaram as apresentações artísticas com o Espaço Cultural, com seus grupos de danças gaúcha e alemã. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Rocha, participaram das atividades. Eles percorreram o caminho da saúde, acompanharam as apresentações artísticas e puderam aproveitar os algodões doces, oferecidos pelo Rotary Club.

Eliane Fleck, do setor epidemiológico, conta que as crianças que passaram no caminho da saúde, se espantaram com os animais conservados em vidros com álcool. “Sempre tem um relato de alguém que viu uma cobra ou uma aranha. Mas elas também gostam muito da parte onde estão representados os perigos como ratos e os mosquitos”, afirmou. O caminho da saúde, segundo Eliane, será itinerante nas escolas. “Isso foi um piloto, por enquanto. Agora, temos o convite de quatro escolas do Bairro Campo Grande e vamos, ainda este ano, fazer esse trabalho lá”, contou.

As escolas localizadas no Campo Grande, que receberão o caminho da saúde itinerante, são a EMEF Anita Garibaldi, EMEF José de Alencar, EMEF Prefeito Reinato Enio Trein e EMEI Flores do Campo. As atividades começarão a partir do dia 3 e vão até o dia 12 de dezembro.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

10 + 10 =

%d blogueiros gostam disto: