Primeiros dois dias do mutirão da Secretaria Municipal da Saúde registram mais de cem consultas em Mastologia

Postado por Ari Schneider  /   outubro 16, 2018  /   Postado em @destaque-texto  /   Nenhum comentário

Ação realizada no Centro de Especialidades Médicas, em Hamburgo Velho, terá mais duas datas dentro da agenda do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal da Saúde realizou mais de cem consultas nas primeiras etapas do Mutirão do Outubro Rosa, realizadas nos dias 12 e 13, sexta e sábado do último feriadão, em uma ação programada pela diretora da Saúde, Maristela Saul, juntamente com uma equipe da pasta municipal. Os atendimentos ocorreram no Centro de Especialidades Médicas, em Hamburgo Velho. Precisamente, 113 mulheres foram atendidas por meio do Sistema Único de Saúde do Município.

As mastologistas Daiane Cristine Dorr e Gabriela Rosali dos Santos foram as médicas que protagonizaram a ação, contribuindo ainda com informações entre as pacientes sobre a necessidade do diagnóstico precoce. A agenda foi organizada a partir do chamamento feito pela SMS, por telefone e de maneira antecipada, intermediado pela Gerência de Informática da Secretaria.

Serão ainda mais duas oportunidades de mutirão neste Outubro Rosa nas próximas sextas-feiras, dias 19 e 26, com a estimativa de 200 atendimentos na totalidade.

A SMS realizou triagem junto aos registros do Setor de Marcação de Consultas com o objetivo de chamar as pacientes que necessitam do acompanhamento médico na especialidade. Tratam-se de consultas eletivas que, analisadas caso a caso, poderiam apontar a necessidade de mais exames conclusivos sobre alguma alteração no tecido mamário.

Além do diagnóstico a partir do autoexame e seguido de avaliações periódicas, a SMS reforça a necessidade da busca por hábitos saudáveis de vida, como a prática regular de exercícios físicos, dietas ricas em nutrientes e pobres em gorduras e carboidratos simples, que não contribuem para a sensação de saciedade e são responsáveis por quilinhos a mais, especialmente no aumento da circunferência abdominal. O sobrepeso e a obesidade não envolvem apenas questões estéticas, pois dizem respeito ao aumento nos índices de doenças e de mortalidade.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 × quatro =

%d blogueiros gostam disto: