Estância Velha realiza a 5º Conferência Municipal do Idoso

Postado por Ari Schneider  /   outubro 16, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Atividades para o Dia Nacional da Guarda Municipal também aconteceram

Foi realizada na manhã de quarta-feira, dia 10, a 5º edição da Conferência Municipal do Idoso com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” no Pavilhão de Atividades Múltiplas Balduíno Weber, em Estância Velha.

Os grupos do Conviver de dança alemã, Tanzen Mit Leben e de dança gaúcha, Alma Gaúcha se apresentaram dando início ao evento. A prefeita Ivete Grade, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Sergio Werle, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanessa de Carli, a coordenadora do Conviver, Eva Terezinha Calgarotto e demais autoridades acompanharam o evento.

A prefeita e o secretário relembraram a importância do trabalho, e a visão de novas melhorias e desafios para a terceira idade. Vanessa disse que a ideia é realizar novas atividades além do baile, pois muitos não gostam de dançar, mas adoram jogar cartas ou fazer crochê, por exemplo.

A conferência também teve duas palestras. A primeira foi com a dentista da ESF do bairro Bela Vista, Ana Carolina Corso. Ela falou sobre a saúde bucal no envelhecimento e na opinião dela, os cuidados básicos vão desde visitar o dentista regularmente, até o ato de escovar os dentes após cada refeição. Ana esclareceu que atualmente envelhecer e perder os dentes é um mito. “Diferente do corpo que vai envelhecendo e se modificando, os dentes não, eles seguem firmes e fortes”, salientou.

A outra roda de conversa foi com o enfermeiro gerontólogo, Edson Couto, que abordou como envelhecer de forma saudável, os enfrentamentos e os cuidados que os idosos devem ter. A pauta principal foi a depressão na terceira idade e o potencial que os vovôs têm para viver esta fase da vida da melhor maneira. Além destas atrações teve a votação para eleger delegados, civil e do governo para representar o Município em Porto Alegre.

Também no dia último dia10, para comemorar o dia Nacional da Guarda Municipal, o efetivo estanciense teve a manhã repleta de cuidados sobre a saúde e lembretes sobre a legislação e regras de trânsito. Na parte da tarde, bombeiros apresentaram técnicas sobre primeiros socorros. Para finalizar houve prática de tiro.

Dentre as atividades de bem-estar, foram realizados testes rápidos para diagnóstico de Hepatites B e C, Sífilis, HIV e glicose com resultado em até 30 minutos, coordenados pela Vigilância em Saúde.

De acordo com o comandante da GM, Paulo Oliveira, este tipo de trabalho é muito importante para qualificar os serviços da guarda. “Recentemente tivemos uma palestra com psicóloga e agora estamos fazendo testes de saúde. É necessário cuidar de cada área e estes cursos ajudam nesta questão”, destacou.

O curso terá duração de 80 horas, com oito horas diárias até fechar o número total. Estas atividades são necessárias para que se mantenha o porte de arma, e as atas são encaminhadas para a Polícia Federal.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

quatro × 2 =

%d blogueiros gostam disto: