RS participa de encontro latino sobre mudanças climáticas na Colômbia

Postado por Ari Schneider  /   setembro 27, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Projeto da Sala de Situação da Sema será apresentado pela secretária Ana Pellini em Manizales

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, participa, nesta quinta-feira, dia 27, do 5º Encontro sobre Mudanças Climáticas: Adaptação e Mitigação nas Américas. O encontro aborda os programas e projetos de mudanças climáticas exitosos na América Latina e Caribe. O evento ocorre até amanhã, dia 28, em Manizales, na Colômbia.

O objetivo é possibilitar que os responsáveis ambientais e executivos do Meio Ambiente troquem experiências sobre as ações executadas, replicando resultados e fortalecendo as políticas de prevenção às mudanças climáticas que tanto afetam a população.

Ana Pellini estará acompanhada do diretor do Departamento de Recursos Hídricos, Fernando Meirelles, e do diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Gabriel Ritter. Meirelles explica que serão apresentados os projetos da Sala de Situação da Sema, da nova rede de monitoramento pluviométrico e fluviométrico e a proposta da Política Estadual de Gestão de Risco de Desastres. E ainda a inserção das mudanças climáticas nos planos de bacias hidrográficas.

O portal da Sala de Situação da Sema reúne informações como os índices de chuva em 612 pontos do estado, além de incorporar informações de redes federais e de empreendimentos particulares como as redes do Instituto Nacional de Meteorologia, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, Agência Nacional de Águas, setor elétrico e Usina Binacional Salto Grande, totalizando 97% de cobertura das áreas urbanas.

Em casos adversos, como de enchentes, a rede possibilita que a Sala de Situação contribua para acelerar as ações de resposta da Defesa Civil na proteção das comunidades atingidas.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

11 − 5 =

%d blogueiros gostam disto: