Prefeita visita premiada orquidófila estanciense

Postado por Ari Schneider  /   setembro 27, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Lúcia Flores já ganhou seis prêmios em competições de exposição de orquídeas

Quem passa pela rua Parobé, no bairro Campo Grande, não imagina que ali tem mais de 500 orquídeas. As estufas da ex-servidora pública e aposentada, Lúcia Flores, de 60 anos, são caracterizadas pelo cheiro agradável e peculiar de cada planta. Não só isso, mas também pela calmaria que o lugar traz. Em apenas um ano, Lúcia já ganhou seis prêmios em competições de exposição de orquídeas. Por isso na manhã desta quinta-feira, dia 27, o secretário municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Edenilson Klaus, acompanhou o chefe de departamento de agricultura, Adenir Basso, e a prefeita Ivete Grade, até a casa dela para conhecê-la e prestigiá-la.

Lúcia relatou que a paixão pelas flores começou com o seu pai. “Ele tinha algumas mudas em casa e gostava de cuidar, mas não chegou a participar de campeonatos”, esclareceu. Ela contou que decidiu se aperfeiçoar e se associou ao Núcleo dos Orquidófilos de Novo Hamburgo há três anos. “Lá aprendo bastante sobre como cultivar e tratar as orquídeas”, revelou.

A trajetória de adquirir prêmios iniciou em setembro do ano passado. No mesmo mês ganhou dois troféus, um em Estância Velha e o outro em Porto Alegre. O mais recente recebeu em Guaíba. “Os juízes avaliam formato da flor, aspecto em geral, raiz e qualidade. As premiações são troféus”, completou. Lúcia ainda disse que cuida das plantas até nos sábados e domingos. “Todos os dias vou na estufa, me apeguei e tenho todo cuidado com elas. Molho as orquídeas uma vez por semana”, ressaltou.

Na opinião da orquidófila, o segredo da conquista dos prêmios foi o amor e o cuidado dia após dia. “Já compro as mudas com qualidade, sou bem seletiva na hora da compra”, comentou.

Além desta atividade, a aposentada também realiza apicultura (criação de abelhas) e planta chás e temperos. Os produtos da Lúcia são vendidos na feira do agricultor em frente ao Pavilhão de Atividades Múltiplas Balduíno Weber (PAM). Ela participa todas as quartas-feiras à tarde e nos sábados pela manhã.

O secretário Klaus salientou a relevância da forte retomada do cultivo de orquídeas na cidade. “É importante gerar vínculo do passado com este momento de agora. O Município era destaque e vem dando ênfase novamente com o trabalho da Lúcia e mais pessoas”, pontuou.

Já a prefeita Ivete Grade realçou o incentivo que deram não só para Lúcia, mas para os demais agricultores. De acordo com a prefeita, fazem 20 anos que não era mais dado apoio aos orquidófilos. “Abrimos um espaço para a Lúcia na feira do agricultor e acredito que as flores trazem paz e harmonia. Foi tão gostoso estar dentro da estufa”, avaliou.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dois × 3 =

%d blogueiros gostam disto: