Vereador Issur participa da reunião da Comissão de Educação para debater sobre a redução orçamentária para a educação

Postado por Ari Schneider  /   setembro 21, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

A área é a que sofre a maior redução, com corte de mais de R$ 81 milhões

O vereador Issur Koch participou na tarde de terça-feira, dia 18, da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Issur, presidente da Comissão de Educação se reuniu com o presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo Thiele, e a conselheira Márcia Fernandes. O tema do encontro foi o Projeto de lei nº 72/2018 do Executivo, que altera o Plano Plurianual do quadriênio de 2018-2021. Entre as alterações estão as reduções no orçamento para todas as áreas, somente para o ano de 2018 serão um total de R$ 51 milhões.

“A redução do orçamento, principalmente em áreas tão discutidas por nós vereadores, como a educação e a acessibilidade, deve ser discutida. Caiu de 700 para 300 mil reais o valor destinado à acessibilidade em escolas, por exemplo. Mas o que preocupa é a raiz do problema. Há um motivo para haver frustração de receita. Queremos saber o que tem gerado o não cumprimento das metas de arrecadação. Ou estão superestimando o orçamento, ou estão acontecendo coisas ruins, como o fechamento de indústrias, que sabemos que ocorre” destacou o vereador.

Durante a reunião, Issur conversou com o secretário da Fazenda, Betinho dos Reis, para saber quais os motivos de tamanha redução. Por telefone, Betinho informou que foi a falta de repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Thiele sugeriu contato com o ministro da Educação, Rossieli da Silva, que teria agenda em Novo Hamburgo no início de outubro, conforme publicado na imprensa local. A Comissão de Educação entrou em contato com o ministério, em Brasília, pedindo informações sobre a falta de repasse para os programas educativos. Após receberem os dados solicitados, os parlamentares pretendem também levar o assunto, junto a representantes do conselho, diretamente ao titular da pasta quando ele estiver na cidade.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

quatro × 1 =

%d blogueiros gostam disto: