Sessão Solene homenageia CTGs e tradicionalistas de Capela de Santana

Postado por Ari Schneider  /   setembro 21, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

A noite de terça-feira foi dedicada à valorização da cultura gaúcha do município

Após a Sessão Ordinária de terça-feira, dia 18, foi realizada na Câmara Municipal de Capela de Santana, uma Sessão Solene para homenagear tradicionalistas e CTGs do município. A iniciativa foi do vereador João Leomar de Almeida, através de Moção aprovada por todos os parlamentares. Edgar Barnaski, Luís Antonio Carpes Flores e João Nazareno Bueno receberam uma placa e um certificado do Legislativo Municipal, como forma de agradecimento pelo esforço em dedicação em manter viva a tradição de buscar e conduzir a Chama Crioula até Capela de Santana.

“Quero agradecer a iniciativa dessa moção honrosa e ressaltar a minha felicidade em poder dividir com vocês essa felicidade. O tradicionalismo não se baseia única e exclusivamente nas comemorações que fizemos durante o mês de setembro. É uma atividade que devemos cultivar no nosso dia-a-dia, só assim teremos uma sociedade com igualdade, liberdade e humanidade”, disse Edgar Barnaski.

Apresentações animaram a noite. Vaqueanos da Tradição apresentou show de gaita com Xiru Moraes e Nelson Silva. O patrão Leandro Vinícius recebeu um certificado e uma bandeira do município. Quem fez a entrega foi o presidente da Câmara Municipal, Gilberto Andre Machado.

O CTG Denio Flores apresentou uma declamação, com Regina Flores. Nelson Flores recebeu o certificado e a bandeira das mãos do vereador Jovelino Dandolini.

O Piquete de Laçadores Estância de Santa Ana apresentou uma dança típica, com Tiago Almeida. A vereadora Maria Elena da Silva fez a entrega do certificado e da bandeira a Rudimar Duarte.

O Piquete de Laçadores Guapos da Divisa também esteve presente na homenagem. A vereadora Ana Maria de Farias Bauermann entregou o certificado e a bandeira ao representante do piquete, Clóvis Colling.

Finalizando a sessão, o presidente da Câmara, vereador Tio Deio, agradeceu a presença dos tradicionalistas e da comunidade nesta noite especial. “20 de setembro é uma data muito especial para todos nós, gaúchos. Comemoramos o início da Revolução Farroupilha, movimento revolucionário do povo gaúcho contra o governo central e a favor da liberdade da nossa gente. Brancos, negros, pardos, índios e mestiços, todos unidos por um mesmo ideal, da bravura, em defesa da liberdade. E esta bravura que fez esse povo formar todas as tropas que pelearam nas mais longas e sangrentas batalhas que esse país já viu. Tropas muitas vezes esfarrapadas, mal armadas e mal alimentadas, mas que mostraram verdadeiro exemplo de coragem e amor, jamais visto em qualquer região do país. Como dizemos no Hino Rio-Grandense, “sirvam nossas façanhas, de modelo à toda terra”. E essas façanhas até hoje são respeitadas e apreciadas por todos nós. A realização desta Sessão Solene foi uma forma de podermos demonstrar o agradecimento a todos, que no município de Capela de Santana, cultivam e mantém vivas as nossas tradições. Muito obrigado pela presença de todos.”

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

vinte + 18 =

%d blogueiros gostam disto: