Defesa Civil sempre em estado de alerta para atender aos chamados da população hamburguense

Postado por Ari Schneider  /   setembro 21, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Agentes têm como missão evitar ou minimizar os efeitos de desastres naturais e outras situações de grande impacto local

Com o lema “A Defesa Civil somos Todos Nós”, que traz a comunidade hamburguense para perto dos agentes e suas rotinas, cada equipe de proteção civil apresenta o seu conjunto de ações voltadas a prevenção, socorro, assistência e reconstrução em casos de emergências e calamidades públicas.

A missão da Defesa Civil é evitar ou minimizar os efeitos de desastres naturais e outras situações de grande impacto, de modo a preservar vidas e restabelecer a ordem social. Confira, a seguir, os tipos de atendimento efetuados pela Defesa Civil e quais as principais recomendações dos agentes para a população:

Tempestades com raios e vendavais: o deslocamento rápido de massas de ar, normalmente acompanhado de precipitações, oferece o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas de risco. Da mesma forma, os vendavais ou tempestades costumam derrubar árvores e fiação, provocando a falta de fornecimento de energia elétrica e cortes em redes de telefonia, além de grandes danos à agricultura e o destelhamento de edificações.

Queda de granizo: a precipitação de pedras de gelo se forma nas nuvens do tipo “cumulonimbus”, pois uma parte se encontra em temperatura abaixo de zero grau centígrado. O granizo costuma causar prejuízos à lavoura, além da destruição de telhados, quebras de vidros, amassamento a latarias de veículos e danos a redes de eletricidade e telefonia.

Orientações: procure se proteger em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes e fios de energia e de objetos que podem ser arremessados no caso da ocorrência de tempestades com ventos fortes. Se estiver na praia ou junto a lago e rio, não fique na água, onde os efeitos de uma descarga elétrica terão maior condutividade do que no solo. O perigo maior se dá na água salgada. Se estiver em casa ou qualquer outro local coberto, desligue imediatamente os aparelhos eletrônicos. E fique longe das janelas. O banheiro em alvenaria é o melhor ambiente para você ficar até que passe a tempestade.

Enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas: com o advento de um temporal, os prejuízos em habitações especialmente as precárias, mal edificadas ou mal situadas, tendem a ser derivados de quedas de árvores, do material de construção solto ou de rachaduras e do rompimento de fiação. Traumas físicos podem ser causados pelo desmoronamento ou impacto de objetos contra as pessoas, além do risco iminente de soterramento e de afogamento.

Orientações: evite atravessar as águas e não dirija em estradas que estejam alagadas. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado ao se deslocar em locais muito próximos a rios, lagos e ribeirões.

Desastres: como um dos focos de atuação da Defesa Civil, os desastres são eventos adversos que causam grandes impactos sociais, com classificação humana ou natural. Danos e prejuízos incalculáveis e de difícil restituição são tidos como desastres ambientais.

Deslizamentos de terra, quedas de muro de contenção e de barreiras: muros de arrimo têm grande possibilidade de cair quando já apresentam rachaduras. Do mesmo modo, deve-se ficar atentos aos sinais de qualquer movimento de terra nas proximidades de residências ou piso cedendo, assim como à inclinação de postes ou árvores.

Orientações: é recomendável que a família saia de casa imediatamente diante desse quadro e acione a Defesa Civil Municipal pelos telefones móveis 9 8013-9178 ou 9 9964-3889 (plantão), em que atendentes permanecem em alerta pelos celulares para eventuais chamados da população.

Para melhor atender a comunidade, a Defesa Civil de Novo Hamburgo pode ser acionada, ainda, pelo fixo 3097-9408 (atendimento em horário de expediente da Prefeitura). Em situações emergenciais 24 horas, que necessitem de pronta atuação, ligue 193 do Corpo de Bombeiros.

A base hamburguense da Defesa Civil está localizada na rua Bento Gonçalves, 610, no bairro Pátria Nova.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

15 − 13 =

%d blogueiros gostam disto: