IENH realiza Simpósio Internacional de Educação Bilíngue

Postado por Ari Schneider  /   setembro 02, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento

Nos dias 24 e 25 de agosto, a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo realizou o 1º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue, que teve como tema “O bilinguismo na contemporaneidade: práticas, desafios e tendências”. A IENH já soma 13 anos de experiência na área.

Destinado para profissionais da área da educação e demais interessados no ensino bilíngue e no bilinguismo, o evento foi o primeiro Simpósio Internacional de Educação Bilíngue promovido no Rio Grande do Sul, com enfoque em práticas educacionais e discussões teóricas. Mais de 15 palestrantes de diversos lugares do mundo compartilharam suas experiências e estudos.

No primeiro dia, o momento de abertura contou com a fala das coordenadoras do evento, Luciana Brentano e Daniele Blos Bolzan, e do Diretor Geral da IENH, Seno Leonhardt, além das apresentações musicais dos alunos dos 4ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH. Em seguida, ocorreu a palestra “Teaching and learning in elite bilingual education programmes: challenges and opportunities”, ministrada pela doutora Anne-Marie Truscott de Mejia. Antes do intervalo do almoço, pesquisadores apresentaram seus estudos na sessão de pôsteres.

As atividades da tarde de sexta-feira iniciaram com os compartilhamentos do doutor Li-Hao-Yeh, que realizou a palestra “Making sense of what we perceive: bilingual language comprehension”. Logo após, workshops sobre temáticas relacionadas à Educação Bilíngue foram ministrados por diferentes professores e pesquisadores: Fátima Tenório, Vanessa Tenório, Ig Ibert Bittencourt, Daniele Blos Bolzan, Janaina Menezes, Carolina Müller, Carlos Henrique Trindade, Sabrina Vier e Marcelo de Cristo. As apresentações de mais de 30 práticas pedagógicas e o momento de confraternização encerraram a programação do primeiro dia.

“Do biletramento aos pluriletramentos: alguns avanços conceituais na compreensão dos processos de sistematização da leitura e da escrita por crianças multi/bilíngues” foi a temática abordada pela doutora Antonieta Heyden Megale no início da manhã do dia 25.  A mestra Luciana Brentano e a doutora Ingrid Finger palestraram sobre “O cérebro bilíngue: entendendo as consequências do bilinguismo para o processamento da linguagem e a cognição”. Após o intervalo do almoço, o evento seguiu com a “Mesa-redonda: Discutindo a Educação Bilíngue no Brasil”, com a participação da doutora Antonieta Heyden Megale, mestra Luciana Brentano, mestra Kristina Michelle Silva Speakes, e mediação da doutora Daniele Blos Bolzan.

Durante todo o período, os participantes puderam conferir as novidades de materiais e programas da Educação Bilíngue na feira de expositores. Após agradecimentos, homenagens e apresentações dos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH, o evento foi encerrado com os sorteios das editoras e visitação à Unidade Pindorama.

“Nosso Simpósio foi um sucesso! Estamos muito felizes com o resultado. Muito aprendizado, muitas trocas e muito conhecimento compartilhado. A Educação Bilíngue é um assunto emergente no Brasil e temos que nos dedicar a isso cada vez mais”, comenta a coordenadora do evento, Luciana Brentano.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

14 − sete =

%d blogueiros gostam disto: