Femictec reúne pesquisas desenvolvidas nas escolas municipais

Postado por Ari Schneider  /   setembro 02, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

A feira é aberta à visitação da comunidade e acontecerá até a manhã de sábado, 1º de setembro, na Fenac

Quem visitar a 6ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica terá a oportunidade de conhecer algumas das pesquisas e investigações realizadas por alunos das escolas municipais de Novo Hamburgo. Organizada pela Secretaria de Educação (SMED), a mostra de trabalhos é resultado do investimento no ensino pela pesquisa com foco na construção do conhecimento.

A cerimônia de abertura, realizada na tarde de quarta-feira, 29 de agosto, reuniu cerca de mil pessoas entre alunos e professores e contou com a presença de representantes de instituições de ensino e autoridades. “Os trabalhos que são apresentados aqui foram desenvolvidas nas nossas escolas e, a partir da Femictec, podem ganhar o mundo com credenciamento para outras feiras regionais, nacionais e até internacionais”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Cerca de 680 alunos das 86 escolas do município apresentam 170 trabalhos com as temáticas diretamente ligadas à comunidade e ao interesse dos jovens pesquisadores. Pelos corredores, é possível encontrar trabalhos que abordam questões que vão da geração de energia sustentável ao uso de canudos plásticos e da igualdade gêneros à Educação Fiscal. Para definir os projetos que estão na Femictec, as escolas realizaram previamente suas próprias feiras de iniciação científica e tecnológica. A partir da observação dos 200 avaliadores convidados pela comissão organizadora, serão definidos os 30 trabalhos que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, evento realizado pela Fundação Liberato e que acontecerá em outubro. Serão selecionados 20 trabalhos de Ensino Fundamental e 10 de Educação Infantil. Os destaques serão conhecidos na cerimônia de premiação marcada para sábado, dia 1º, às 9h30, também na Fenac.

Além da apresentação de trabalhos científicos, as crianças de 0 a 3 anos realizam experiências durante a feira no espaço destinado aos Processos heurísticos de bebês e crianças bem pequenas. Em cada uma das quatro salas que compõe este ala, diferentes ambientes convidam as crianças e bebês a explorarem espaços a partir de propostas que reúnem materiais O local abrigará as salas de Luz e sombra, Brincar heurístico, Elementos da natureza e Expressão gráfica.

Além da apresentação de pesquisas, outras atividades compõem a programação da 6ª Femictec. Na quinta-feira, dia 30, aconteceu a 4ª Olimpíada de Scratch, linguagem de programação com a qual é possível criar animações, simulações e jogos interativos. A iniciativa foi organizada pelo Centro Municipal de Tecnologia Educacional (CEPIC) e contou com 20 equipes participantes. Os alunos e professores que visitarem a Femictec também poderão participar de oficinas. Para as crianças, as temáticas envolvem assuntos como alimentação saudável e jogos. Já os educadores participam de encontros de formação sobre pesquisa e investigação que serão ministrados por alunos dos programas de Pós-Graduação da Universidade Feevale.

A 8ª Semana Acadêmica do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Novo Hamburgo (UAB-NH) também integra a programação paralela da feira. Com a temática “Possibilidades e desafios: interconectando conhecimentos, promovendo desenvolvimento”, a atividade acontecerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro na sede da UAB-NH (rua David Canabarro, 20 – Centro), com exceção para o dia 29, quando o encontro será sediado na Fenac.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

3 × quatro =

%d blogueiros gostam disto: