Casa de Vacina atende em horário especial a partir de segunda-feira para imunização infantil contra pólio e sarampo

Postado por Ari Schneider  /   agosto 26, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Secretaria da Saúde decide ampliar atendimento, ao incluir o período das 17 às 19 horas, até o final da campanha

A partir desta segunda-feira, dia 27, a Casa de Vacina passa a atender o público infantil com horário ampliado para a vacinação contra a poliomelite e o sarampo. O alvo da campanha nacional são os pequenos de 1 ano a menores de 5 anos.

Ciente da necessidade de aumentar a cobertura vacinal, que chegou a 50% no Município mesmo com o Dia D, no sábado 18, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município, decidiu estender o acolhimento a crianças acompanhadas de seus pais ou responsáveis, de segunda a sexta-feira, para o horário das 17 às 19 horas. A iniciativa será mantida até a sexta-feira, dia 31 de agosto, quando se encerra a campanha.

Demais atendimentos

Responsável pelo Setor de Imunizações do Município, o enfermeiro Edson da Silva, da Gerência de Vigilância em Saúde, reitera que o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, se mantém normalmente. Lembrando: após as 16 horas, fichas são distribuídas no caso de haver demanda. “Trata-se agora de um novo chamamento, tendo em vista a meta de 95% de imunizações, pois se trata da medida de bloqueio para interromper a circulação dos vírus da pólio e do sarampo”, assinala o enfermeiro Edson. “O horário especial é uma alternativa de acesso aos pais que não conseguem comparecer às unidades de saúde para a aplicação das doses em seus filhos no período padrão.”

Na última parcial da cobertura de imunizações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registra 6.061 doses aplicadas contra a poliomelite e 5.993 no combate ao vírus do sarampo. Os resultados representam 50,65% e 50,08%, respectivamente, de cobertura vacinal em Novo Hamburgo com levantamento feito logo após o Dia D. A grande mobilização nacional dos agentes de saúde foi realizada no sábado, dia 18 deste mês, mas grande parte dos municípios do País ainda está igualmente distante da meta.

Conforme o enfermeiro Edson da Silva, o levantamento em Novo Hamburgo foi realizado no período entre os dias 6 e 20 de agosto. Para a pólio e o sarampo, a estimativa é de 11.966 doses aplicadas. “A porcentagem de 95% como meta de cobertura é preconizada pelo Ministério da Saúde”, acrescenta.

A referencial Casa de Vacina está localizada no número 900 da Avenida Cel. Frederico Linck, com atendimento padrão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

10 − 2 =

%d blogueiros gostam disto: