Estância Velha na luta contra o descarte irregular de lixo

Postado por Ari Schneider  /   agosto 18, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

As ruas de do município têm sofrido com a grande quantidade de lixo descartado em lugares inapropriados

É um cenário comum, mas na maioria das vezes os culpados não são descobertos. Em algumas das ocorrências denunciadas, na Rua das Camélias e na Estrada Boa Saúde, no bairro Encosta do Sol, foram encontrados restos de construção, lixo doméstico, lodo de limpeza de terreno, partes de móveis e outros tipos de resíduos. O quadro é muito parecido na rua Campos Salles, no bairro Rincão Gaúcho.

O acúmulo de lixo traz diversos riscos à saúde e ao meio ambiente. Neste rol de possibilidades, estão alagamentos, chorume, contaminação na água e solo, abrigo e alimento para animais e insetos que transmitem doenças, entre outros.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Edenilson Klaus, lembrou sobre a importância da conscientização que a população deve ter para não jogar lixo em locais impróprios. “Manter a cidade limpa é uma parceria entre o poder público e a comunidade”, destacou, ressaltando que qualquer cidadão pode denunciar o descarte irregular. Ele ainda aproveitou para falar que os cidadãos devem respeitar o calendário da coleta seletiva e descartar o lixo seco e orgânico nos dias corretos.

É válido frisar que eletrodomésticos, eletrônicos e móveis podem ser levados para descarte na Secretaria Municipal de Obras, na rua Monteiro Lobato, número 75, no Centro, e na Subprefeitura do bairro Rincão dos Ilhéus, na rua Alfredo Koste, número 205.

Quem for pego em flagrante descartando qualquer resíduo irregularmente, será multado. O valor da multa depende da quantidade descartada. Se alguém ver a ação na hora, pode ligar para a Guarda Municipal no 153, em qualquer horário, ou para a Semape no 3561-4050 durante o horário de expediente. O horário de funcionamento é de segundas a quintas-feiras 12 às 18h. Já nas sextas-feiras é das 7h às 13h.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

16 + um =

%d blogueiros gostam disto: