Iniciadas as obras de revitalização do Calçadão Osvaldo Cruz

Postado por Ari Schneider  /   agosto 03, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Implantação de rede subterrânea na parte central é o primeiro passo

As máquinas chegaram ao Calçadão Osvaldo Cruz para a retirada do mobiliário e do piso na sua parte central que compreende uma faixa de nove metros de largura em toda sua extensão. Postes, floreiras, bancos, luminárias e outras estruturas estão sendo removidas, assim como o pavimento para a implantação da rede subterrânea para alimentação da iluminação. Após esse primeiro momento, a via ganha piso permeável, ou seja, que permite o escoamento da água por dentro de sua estrutura, evitando o acúmulo quando chove.

Já nas laterais, fase que se inicia somente após a conclusão da faixa central, será utilizado pavimento de bloco de concreto e piso tátil, ou seja, um piso com textura e cor diferentes, próprios para orientar pessoas com deficiência visual e baixa visão. Além do piso especial, o calçadão terá a implantação de redes de água, esgoto sanitário e lógica (computadores), paisagismo, lâmpadas de LED, sinal sonoro, espaço para artesanato e acessibilidade universal.

A ideia de revitalizar o calçadão em duas partes foi para reduzir ao máximo o impacto para os lojistas. “O projeto foi estudado para que em nenhum momento os lojistas tenham o acesso às suas lojas interrompido. Nessa primeira fase as laterais estão abertas e na segunda fase a parte central já estará liberada e caminhos serão instalados para que as pessoas possam entrar nas lojas”, explica a secretária do desenvolvimento econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que também buscou parcerias, como o Sebrae, para oferecer aos comerciantes a assessoria para o crescimento e garantia do processo de qualificação.

 A revitalização do calçadão faz parte do PMDI, financiado pelo BID e executado pela Prefeitura de Novo Hamburgo.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dois + 1 =

%d blogueiros gostam disto: