Guarda Municipal passa por mais um treinamento

Postado por Ari Schneider  /   agosto 03, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Desta vez a pauta foi o Direito Penal

O efetivo da Guarda Municipal de Estância Velha precisa sempre estar preparado para lidar com as mais variadas situações. Além da preparação física, os servidores precisam de treinamentos que agreguem no desempenho de suas funções. Por conta disso, os guardas municipais participaram, na segunda-feira, 30, e terça-feira, 31, na sede da GM, do treinamento sobre Direito Penal. O efetivo foi dividido em duas turmas. Assuntos como leis e atitudes a serem tomadas sem excessos, foram abordados pelo primeiro tenente da Brigada Militar de Estância Velha, Lídio Boiarski.

O comandante da GM, Paulo Roberto de Oliveira explicou que o curso faz parte das exigências da normativa regulamentadora do porte de arma, e que exige 80 horas anuais de treinamento. “Essas oito horas da matriz curricular dedicamos ao direito penal, por entender que nossos guardas precisam ter este conhecimento. Temos no currículo também, algemação, armamentos letais e não letais, entre outros”, disse.

Boiarski destacou que é importante o conhecimento jurídico dos guardas municipais. “O ideal é que os servidores saibam um pouco do que está escrito no código penal. Isso auxilia muito na hora de tomar uma decisão de forma racional”, falou.

A secretária de administração e segurança pública, Aurea Bauer, enfatizou que o efetivo da GM precisa ter o conhecimento jurídico porque desta forma pode desempenhar melhor o seu trabalho. “Seja em relação a criminalidade ou trânsito, os servidores precisam saber até que ponto podem agir na realização de uma operação. Principalmente porque o guarda é o primeiro a chegar nas ocorrências, então é de suma importância que ele tenha o conhecimento não só do direito administrativo mas também do penal, para tomar as decisões de forma correta”, ressaltou.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

3 × 3 =

%d blogueiros gostam disto: