Ministro da Educação anuncia apoio ao Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Postado por Ari Schneider  /   julho 22, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo serão oferecidas

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentro de pouco tempo, Novo Hamburgo deverá receber um importante reforço para colocar em prática o Projeto Núcleo de Orquestras Jovens, que pretende implantar 52 orquestras de cordas em vários bairros.

Em audiência com a prefeita Fátima Daudt e vários secretários municipais na última quarta-feira, 18, o ministro da Educação Rossieli Soares da Silva comprometeu-se a encaminhar recursos de sua pasta para a implantação do programa, o que poderá acontecer já a partir do próximo ano. “É uma notícia excelente para Novo Hamburgo. Acreditamos que tudo começa pela educação, e este projeto representa uma oportunidade para centenas de jovens da nossa cidade”, destacou a prefeita Fátima Daudt.

Para o secretário de Cultura Ralfe Cardoso, este é um dos maiores programas de na música do país. “Assim como tivemos pioneirismo inserindo computadores na década de 1980, seremos referência na cultura e educação com uma proposta dessa magnitude”, enfatizou o secretário. Na avaliação da secretária de Educação, Maristela Guasseli, “O projeto está estreitamente vinculado à formação integral dos sujeitos, que valoriza habilidades criadoras, de expressão sob diferentes linguagens, além das possibilidades de exercitar a sensibilidade e cultivar a musicalidade”, complementou.

A proposta apresentada pela Secretaria de Cultura à Secretaria de Educação selou a parceria que implementará o Projeto Núcleo Municipal de Orquestras. Está prevista a implantação de orquestras de cordas, distribuídas em 52 escolas. Cada orquestra será formada por 25 integrantes, distribuídos nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Serão ministradas aulas coletivas para cada grupo instrumental, bem como aulas de teoria, percepção musical e prática de conjunto. Para tanto serão adquiridos 1325 instrumentos musicais, bem como estantes de partituras e material didático. Todos os materiais necessários para o aprendizado do instrumento musical serão fornecidos em regime de comodato às famílias dos alunos.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

quinze − catorze =

%d blogueiros gostam disto: