Integração escolar marcou o primeiro dia da Festa de São Pedro

Postado por Ari Schneider  /   julho 01, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Evento resgatou a cultura gaúcha junto as crianças e a comunidade

O Município de Estância Velha comemorou no último final de semana a 18º Festa de São Pedro. A programação começou no sábado, 23, com a Estação Cultura, projeto que no evento, agregou à Festa os jogos de integração, atividade que envolveu bastante a comunidade. As atividades ocorreram no Pavilhão de Atividades Múltiplas Balduíno Weber (PAM). A abertura do evento contou a oração do gaúcho, oficina de dança tradicionalista com os as crianças da Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), com a música intitulada balaio e apresentações culturais. Entre alunos, professores e comunidade mais de 350 pessoas estiveram envolvidas nas atividades.

Na sequência foram realizados os jogos de integração entre as escolas do Município. As atividades foram voltadas para a temática gaúcha e tarefas, como bilboquê, dança do chapéu, pular corda, funda, jogo da velha, dar um nó no lenço e perguntas sobre o Dia de São Pedro foram jogos desenvolvidos pelos estudantes.

A diretora do Espaço Cultural Municipal, Fernanda Krause Caberlon, destacou a participação da comunidade no evento. “A participação da comunidade superou a expectativa. Acredito que conseguimos resgatar a cultura gaúcha. Para o próximo ano queremos manter os jogos de integração entre as escolas”, explicou.

Feliz por ter participado das atividades, a aluna Larissa Yumi, 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Reinato Ênio Trein participou da gincana no jogo de estilingue e pular corda.  “O importante não é ganhar e sim competir”, disse.

A secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Marly Arigony, ressaltou que os objetivos foram alcançados. “O importante é participar e aprender, pois os assuntos foram relacionados com a festa e isso deu um ar de resgate cultural aos jogos”, destacou.

Por fim, o primeiro dia da 18º edição da festa de São Pedro se encerrou com as apresentações das invernadas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Mourão da Estância, Serigote, Estância do Campo Grande e Gaudérios da Saudade.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 × 2 =

%d blogueiros gostam disto: