Saúde de Estância Velha denuncia suposta fraude no Cartão SUS

Postado por Ari Schneider  /   junho 18, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Município encaminhou registrou Boletim de Ocorrência esta semana

O secretário de Saúde de Estância Velha, Mauri Martinelli registrou, na tarde desta quinta-feira, 14, Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia da cidade, contendo denúncia de possível fraude no Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde (CADSUS).

O fato ocorreu depois que um morador do bairro Canudos, de Novo Hamburgo, procurou os serviços de emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), para desintoxicação. Na oportunidade foi comunicado que seu Cartão SUS era de Novo Hamburgo, mas que receberia o atendimento no hospital.

Após alta da internação, em 13 de junho, ele procurou a Secretaria de Saúde, para solicitar internação em uma Comunidade Terapêutica. Esta segunda etapa do tratamento deve ser custeada integralmente pelo município onde o paciente reside. O valor aproximado deste processo é de R$ 1,5 mil mensais por um período mínimo de nove meses.

Segundo o secretário, estes valores são pagos somente aos moradores de Estância Velha, portanto, caberia ao município de origem do paciente, o custeio destas despesas. “Foi o que informamos a ele no momento da entrevista na Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira, 13, pela manhã”, explicou Martinelli.

O secretário conta ainda que ele retornou na manhã desta quinta-feira, 14, apresentando um Cartão SUS de Estância Velha. Depois de uma busca no CADSUS, foi apurado que o cartão do paciente havia sido transferido para Estância Velha no dia 13 de junho as 11h59 e o procedimento de transferência foi feito dentro de um hospital da região.

“Recentemente, em entrevista a um jornal da região falamos sobre o excesso de cartões SUS registrado no Município, cerca de 60 mil para uma população de menos de 50 mil pessoas. Por conta disso, já vínhamos em um processo de recadastramento, e não podemos permitir situações desta natureza. Vamos intensificar ainda mais as buscas para identificar outras irregularidades sobre transferências de cartões SUS para Estância Velha”, disse.

Depois do registro do BO, o caso será encaminhado ao Ministério Público Federal para medidas cabíveis.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dezesseis + 9 =

%d blogueiros gostam disto: