Vereador de Campo Bom quer meditação nas escolas municipais

Postado por Ari Schneider  /   junho 11, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

O Objetivo é diminuir o estresse, a ansiedade e a violência e, acima de tudo, formar um ser pensante, em paz consigo mesmo e com o mundo no qual vive

Crianças praticando meditação

O vereador Jair Wingert (PP), aprovou na última semana, um Requerimento para a Secretaria de Educação do município estudar a possibilidade de incluir a prática de meditação nas escolas municipais. Segundo o vereador, o objetivo principal é desenvolver nas crianças, e nos jovens, competências socioemocionais.

“A escola sempre desenvolve as competências cognitivas, mas percebemos que o século 21 exige outras competências. Estamos falando de criatividade, trabalho em grupo, respeito às diferentes posições, capacidade de lidar com perdas entre outras. Através da Meditação podemos ajudar as crianças no treino do foco, da atenção e da concentração”, afirma Wingert, que segue seu raciocínio “o hábito da meditação propicia a criança um autoconhecimento que reforça sua autoestima e autoconfiança. Nos encontros de meditação, pode-se trabalhar a questão dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro. Isto pode transformar a maneira como a criança se relaciona com o mundo.”, conclui.

Um novo homem voltado a tolerância e a paz
O vereador salienta que as técnicas para criança utilizam práticas para cultivar a consciência corporal, atenção plena na respiração e atenção aos sentimentos e pensamentos. As sessões de meditação são adaptadas de acordo com a faixa etária dos participantes, através de atividades lúdicas, leitura de textos.

Muitos benefícios são adquiridos através do desenvolvimento do hábito da meditação, despertando o que existe de melhor nas crianças. “A técnica desenvolve não apenas força, coordenação, flexibilidade, que normalmente são os resultados de exercícios físicos, mas consciência, criatividade e um sentimento de pertencimento, de inclusão”, alerta o vereador. De acordo com o parlamentar caberá ao município treinar professores para desenvolver tais práticas que vão melhorar a ansiedade, o estresse dos alunos e contribuir para a formação do novo homem, um ser pensante e formador de opinião, agente de transformação do meio em que vive, mas sobretudo, alguém que desenvolva a cultura da paz a partir do maior de todo os sentimentos; o amor”, conclui.

Quais os benefícios da meditação na escola?
Através da meditação, os alunos desenvolvem maior capacidade de atenção, concentração e foco, além de reduzir a ansiedade e construir maior consciência corporal e de seus sentimentos, pensamentos e sensações. Outro benefício é a melhora no comportamento de hiperativo, redução da agressividade e maior socialização. Outros benefícios físicos já comprovados cientificamente em estudos com adultos, também ocorrem nas crianças como maior resistência imunológica, aumento das conexões neuronais e rejuvenescimento das células.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

cinco × quatro =

%d blogueiros gostam disto: