Ivoti recebeu a primeira edição do Projeto Arboriz(ar)

Postado por Ari Schneider  /   junho 11, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Projeto visa melhorar a qualidade do ar, tornar a cidade mais bonita e conscientizar crianças a respeito da conservação da natureza

Projeto contou com apoio de 10 empresas para plantar 45 mudas de várias espécies

No final do mês de maio, a cidade de Ivoti iniciou o plantio de árvores através do projeto Arboriz(ar). O plantio ocorreu na terceira semana de maio na Avenida Bom Jardim, principal via de acesso a cidade.

No total, quarenta e cinco mudas foram plantadas nas calçadas com financiamento das empresas Jomo, Clinivet, Steel, Sicredi, Hercosul, Plátano Imóveis, Ecoplan, Gráfica Domínio e Lojas TaQi que financiaram a compra das mudas. Em cada muda plantada, é colocado uma placa que identifica o apoiador do projeto.

Entre as espécies estão jacarandá, ipê roxo, ipê amarelo e pitangueira, espécies indicadas para arborização urbana, levando em conta cuidados com o calçamento e a presença de fiação elétrica. As espécies também foram selecionadas visando um efeito paisagismo na avenida, pois todas irão apresentar flores na primavera.

Além do plantio das mudas, nos próximos meses, o projeto também engloba a distribuição de cartilhas de educação ambiental e palestras sobre a importância das árvores, nas EMEF’s do município também com o apoio da prefeitura. Nas palestras serão apresentados os impactos benéficos da arborização, tais como atenuação do calor, abrigo para aves e diminuição da poluição do ar. A escola também recebe uma muda que é plantada com a ajuda das crianças.

Em Ivoti, as mudas serão cuidadas por engenheiros agrônomos ligados ao projeto durante 5 meses, que visitará mensalmente para placas ou mudas mortas, além de fotografar o desenvolvimento das plantas acompanhamento das empresas participantes. Após esse período, as placas serão retiradas e as mudas permanecem para a cidade, e uma nova edição será organizada. A avenida Bom Jardim possui espaço para mais três edições futuras.

Sobre o Projeto Arboriz(ar)
Criado a dois anos, pelo engenheiro agrônomo Guilherme Schaefer, o projeto vem sendo executado em Novo Hamburgo, onde já foram plantadas mais de 200 árvores, sempre com o apoio de empresas locais. Em cada muda plantada, é colocado uma placa que identifica o apoiador do projeto.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

20 + catorze =

%d blogueiros gostam disto: