Associação Amizade da Melhor Idade recebe concessão do Galpão Crioulo da Prefeitura de Capela de Santana

Postado por Ari Schneider  /   junho 03, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Sessão plenária aprovou concessão do Galpão Criolo

Associação será responsável pelo gerenciamento e manutenção do espaço municipal.

O Projeto de Lei 25/2018, que concede o direito de usar e administrar o Galpão Crioulo, espaço construído pela Prefeitura Municipal ao lado da Câmara de Vereadores, por dois anos foi aprovado na sessão realizada na última terça-feira (29). Apesar da discussão entre os deputados e a discordância, o projeto foi aprovado por unanimidade.

Agora, empresas e pessoas que desejem utilizar o espaço devem agendar a data junto a associação, que poderá cobrar valor destinado à limpeza, manutenção e conservação do espaço, conforme tabela oficializada pela prefeitura.

O PL 25/2018 deveria ter sido votado na sessão da semana passada, mas, devido a participação do prefeito Alfredo Machado na Marcha dos Prefeitos 2018, o projeto foi votado nesta semana.

Emenda que beneficiava CTGs era inconstitucional
Os vereadores Tenente João Leomar (DEM) e Dilceu da Conceição (PP) se mostraram insatisfeitos com o prefeito, por ter vetado emenda do vereador do Democratas. Segundo o prefeito, a emenda que isentava os CTGs de pagar mensalidade para utilizar o Galpão Crioulo para seus ensaios possuía vício de origem, por tratar de tema de competência exclusiva do prefeito e, por este motivo, era inconstitucional.

Para o Tenente de Bragada Militar, “dizer que criar essa emenda é prerrogativa do Prefeito é dizer que é à vontade dele. Ou seja que ele não quer”, afirma o vereador que completa “se ele quisesse, poderia ter sancionado a lei com a emenda, ou então, para corrigir o vício de origem, ele poderia ter encaminhado uma emenda”.

Dilceu revelou que o chefe do executivo chamou os vereadores da base para conversar a respeito do projeto e da emenda, convite recusado por ele, por não convidar o vereador João Leomar que é o autor da emenda. “A situação é lamentável. Tantas entidades ganhando verba e o CTG não. Mas estamos trabalhando para isso”, conclui.

O vereador Volmir Nickhorn (MDB) se mostrou solidário à causa, apesar de compreender a reivindicação da Associação Amizade da Melhor Idade. “Conheço o trabalho da associação, sei da luta delas e sei que elas precisam destes valores. Também admiro o trabalho dos CTGs da cidade, por isso o prefeito se comprometeu a construir um galpão onde é realizado o rodeio da cidade, com copa e tudo, para os CTGs ensaiarem além das reformas no Centro de Eventos”, apontou e concluiu afirmando “agora vamos cobrar”.

O patrão do CTG Denio Flores, Nelson Flores, esteve presente na sessão e lamentou a aprovação do projeto em sua integra e sem a emenda. “As ideias dos vereadores são boas, as emendas favoráveis, mas tudo depende do prefeito. Muitas das situações debatidas no legislativo não precisariam ser colocadas para o público. Tudo se resolveria se o prefeito tivesse comparecido e participado da sessão”, afirma.

Entenda o caso
A prefeitura do município construiu o Galpão Crioulo que estava parado e sem uso. A Associação Amizade da Melhor Idade solicitou autorização para utilizar o espaço às quintas-feiras. Como o espaço não possuía mobília, nem eletrodomésticos e utensílios de cozinha, a associação investiu recursos próprios para a compra dos objetos, além de solicitar à prefeitura que ficasse responsável pelo espaço e pudesse cobrar aluguel de pessoas e empresas que desejam utilizar o espaço e os utensílios.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

quatro × quatro =

%d blogueiros gostam disto: