Palestra reúne profissionais da região para tratar sobre a Base Nacional Comum

Postado por Ari Schneider  /   Maio 10, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Evento reuniu profissionais das três redes de ensino

Nesta segunda-feira, dia 7, o município de Ivoti sediou encontro de formação com a integrante do Movimento pela Base Nacional Comum, um grupo não governamental formado por profissionais da educação, com apoio da Fundação Lemann.

Reunindo profissionais das três redes de ensino de Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, Presidente Lucena, Lindolfo Collor, Campo Bom, Linha Nova, Nova Hartz, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Sapiranga e São José do Hortêncio, a ideia foi aprofundar a formação, com a participação da pedagoga Cleuza Repulho, ex-secretária municipal de educação de São Bernardo do Campo e presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais (Undime), professora universitária de graduação e pós-graduação.

"A base é o começo da conversa", explicou, junto à sala de Conferências do Instituto Ivoti, acolhida pela secretária de Educação e Cultura, Cristiane Spohr. "Graças à união de esforços, e com a participação da região, conseguimos trazer uma das referências no estudo da Base", falou, Cristiane.

Para Cleuza, é importante que todos se apropriem dos conceitos propostos nos dois primeiros capítulos para entender o que a Base entende por competências e habilidades. Também lembrou que a Base não é o currículo. "A base é uma referência obrigatória para todos, mas o currículo é construído pela rede e o PPP é feito coletivamente na escola, assim como o plano de aula é feito pelo professor", lembrou, destacando que é possível melhorar a base. "A base quer formar o melhor ser humano, e mostra que só o conhecimento não ajuda. Tudo o que é ensinado, é preciso ligar a uma competência", completou.

Cleuza destacou que o Brasil é um país de desigualdades, e que a escola não é lugar para socializar, mas para aprender, também enfatizando o "fator escola", que serve de alavanca para formar o indivíduo e mudar sua trajetória de vida.

Foto: Palestrante Cleuza Repulho é ex-secretária de educação de São Bernardo do Campo

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dezoito − dezesseis =

%d blogueiros gostam disto: