Sugestão de realização obrigatória do teste do olhinho é aprovada por unanimidade

Postado por Ari Schneider  /   maio 03, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Exame pode apontar imperfeições visuais e proporcionar tratamento precoce

Os vereadores hamburguenses aprovaram na tarde desta quarta-feira, 2 de maio, o Projeto de Sugestão nº 3/2018, assinado por Inspetor Luz (PMDB), que obriga hospitais e maternidades públicos e privados a proceder o teste do reflexo vermelho, o teste do olhinho, em todas as crianças nascidas em suas dependências. A proposição segue a mesma redação do Projeto de Lei nº 130/2017, também de sua autoria, mas que acabou arquivado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação pelo entendimento de desrespeito ao princípio da independência dos poderes. O Executivo tem, a partir de agora, prazo de 90 dias para responder sobre a viabilidade da matéria.

O PSUG nº 3/2018 propõe que o exame seja realizado ainda no berçário, após as primeiras 48 horas de vida do bebê e antes da alta hospitalar. O objetivo é detectar precocemente quaisquer condições que possam afetar a visão da criança, aumentando as chances de um melhor prognóstico e reduzindo ocorrências de perda visual definitiva. “Acredito que esta seja uma sugestão que deva ser aprovada, porque previne doenças em recém-nascidos. É um projeto simples, mas objetivo, e que poderá resultar em grande sucesso”, defendeu o autor.

Enfermeiro Vilmar (PDT) parabenizou a proposição e ressaltou que a aplicação da medida não ocasionaria grande despesa ao Município, uma vez que não implica a aquisição de equipamentos sofisticados. “Acho que essa é uma forma de qualificarmos o atendimento. Esse teste é tão importante quanto o teste da língua e do coração, porque permite a identificação precoce de uma patologia e o imediato início de um tratamento”, corroborou. O vereador e médico Raul Cassel (PMDB) endossou a sugestão de seu colega de bancada. “Esse teste, por si só, não define qualquer tipo de doença, mas determina se a criança está enxergando ou não, e se é preciso encaminhá-la para um especialista. Esse procedimento é tão simples de ser realizado e deve fazer parte de um protocolo de exames para recém-nascidos”, contribuiu o parlamentar.

Teste do olhinho

O teste do reflexo vermelho consiste na emissão de uma fonte de luz, a partir de um aparelho chamado oftalmoscópio, direcionada à pupila da criança. Os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo, dependendo da incidência da luz e da pigmentação da retina, mostrando que as principais estruturas internas do órgão estão transparentes. A inexistência ou a má qualidade desse reflexo podem indicar doenças como retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma (tumor na retina), infecções, traumas de parto e cegueira. A comparação dos reflexos dos dois olhos também pode apontar estrabismo ou diferenças de grau.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

sete + treze =

%d blogueiros gostam disto: