Vereadores mirins se reúnem pela primeira vez

Postado por Ari Schneider  /   abril 18, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Alunos das três redes de ensino participarão do projeto

Ainda em 2017, a Mesa Diretora do Legislativo de Campo Bom apresentou projeto para criação do programa Vereador Mirim, permitindo que 11 crianças e jovens, alunos das três redes de ensino, participassem de atividades no Legislativo, simulando todos os processos parlamentares e permitindo aos estudantes compreenderem o papel do Legislativo Municipal junto a sociedade e contribuir para a formação cidadã dos participantes e seus colegas no entendimento dos aspectos políticos da sociedade Campo-Bonense e nacional.

Em 2018, o projeto foi sancionado pelo Executivo e no último mês começou a ser colocado em prática. Seguindo as especificações da lei, o Rotary Club e as três redes de ensino foram contatadas e a indicação dos 11 nomes foi concluída no último dia 06. Já nesta sexta-feira, 13, os estudantes tiveram o primeiro contato com as atividades do programa. No plenário do Legislativo e acompanhados de professores, os vereadores mirins foram recebidos pelo presidente da Câmara, Victor Souza (PC do B) e pelos vereadores Professora Sandra Orth (PSDB), Jerri Moraes (PMDB) e Tiago Souza (PC do B). Na saudação, os parlamentares enfatizaram a importância do programa para os jovens e também para o parlamento. “Queremos que vocês sejam os representantes de todos os estudantes e apresentem matérias que possam ser continuadas pelo Legislativo e Executivo”, destacou Victor. “Estamos felizes de receber vocês e vamos apoiá-los em todas as ações”, completou Sandra. “Queremos que essas atividades sejam divididas com todos os seus colegas”, acrescentou Jerri. Para Tiago, o projeto pode ser o início do desenvolvimento de lideranças. “A primeira vez que usei um microfone foi no Grêmio Estudantil do Fernando Ferrari (escola da rede estadual) e foi ali que comecei minha trajetória de militância”, explicou.

Atividades e tour pelo Legislativo

Após a conversa inicial com os parlamentares, os vereadores mirins apresentarem-se aos demais colegas, conheceram os detalhes das atividades parlamentares e receberam as primeiras informações de como serão praticados os encontros entre eles.

Após treinamento, foi realizado uma visita a todas as dependências do prédio do Legislativo com o intuito de ambientar ainda mais os vereadores mirins e para que os estudantes pudessem tomar conhecimento de todas as atividades realizadas pelo Poder Legislativo.

O próximo encontro dos vereadores mirins ocorre nesta sexta-feira, 20, para mais uma manhã de apresentação e detalhamento das atividades do programa. A diplomação ocorre no dia 27 e a sessão de instalação da Câmara de Vereadores Mirim será no dia 23 de maio.

Fotos: Primeiro dia de atividades do programa Vereador Mirim

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

onze − seis =

%d blogueiros gostam disto: