Fernando encaminha Projeto em prol dos pacientes com câncer

Postado por Ari Schneider  /   Abril 14, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

O objetivo da matéria é amenizar a angústia da espera pelo início do tratamento oncológico

O vereador Fernando Lourenço (SD) protocolou, nesta semana, o Projeto de Lei 33/2018 que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Acolhimento a Pacientes com Diagnóstico de Câncer e seus Familiares. A matéria tem o objetivo de amenizar a angústia da espera pelo início do tratamento oncológico, trazendo, através de equipes multidisciplinares apoio e informações, para que assim, consigam se adaptar à nova realidade e aliviar toda a carga negativa que está associada à doença.

“O acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer ajuda o paciente e familiares a se adaptarem à nova realidade e a buscar meios de conviver com ela da melhor forma até que seja possível retornar à condição de vida que possuía antes do diagnóstico da doença. Além disso, o apoio psicológico especializado proporciona bem-estar emocional e maior conhecimento sobre o câncer”, destaca Fernando.

O Projeto ainda dita que a implementação do programa poderá ser adotada por centros de atendimentos já existentes, tipo CRAS, CAPS ou outros a serem criados. Outra determinação da Lei é que para receber o atendimento, é necessário que o paciente tenha recebido o diagnóstico positivo encaminhado o atendimento para a Oncologia.

Fernando ainda destaca que com o Projeto de Lei, o município poderá oferecer um trabalho de acolhimento e amparo para pacientes e seus familiares, que conseguirão trocar experiências, conhecer e conviver melhor com o medo e as mudanças que um diagnóstico de câncer traz. “O tratamento químico é necessário, mas se durante essa espera conseguirmos dar um pouco de equilíbrio, orientações e informações a todos os envolvidos, certamente o resultado final será positivo”, diz.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dezoito − 11 =

%d blogueiros gostam disto: