Fim de semana de punhobol na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo

Postado por Ari Schneider  /   Março 22, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

O Clube Duque de Caxias, de Curitiba, sagrou-se campeão nas categorias feminina e masculina do 23º Torneio Internacional Copa Victor Nicolau Körbes

A tradição de Novo Hamburgo em ser pé quente no traçado histórico e internacional do esporte coletivo Faustball, em alemão, ou Fistball, em inglês, foi confirmada neste fim de semana na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH). Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o 23º Torneio Internacional de Punhobol – Copa Victor Nicolau Körbes teve importante representatividade de clubes vindos da Alemanha, Áustria, Suíça e Argentina, além das estrelas nacionais e da casa.

Nem a chuva torrencial que caiu no meio da tarde foi impeditivo para retirar a semifinal e a final do gramado no domingo, dia 18. Passado o contratempo, o desafio seguiu em ritmo acelerado como cabe a um esporte altamente competitivo. A prefeita Fátima Daudt, acompanhada por sua netinha, Ana Clara, e o primeiro-cavalheiro, Marcelo Nunes, esteve na Ginástica neste domingo para conferir o resultado do torneio e participar da entrega de premiações. “Considero um orgulho muito grande recepcionar tantas delegações do punhobol, uma modalidade que tão bem representa o esporte hamburguense, e a cidade está sempre aberta para receber a todos em novas oportunidades”, disse a prefeita em seu discurso. “Também dedico o meu carinho especial à senhora Clery, em memória a seu esposo, Victor Körbes, pelo seu exemplo de garra e dedicação ao clube ginasticano.”

Além da homenageada senhora Eny Clery Körbes, na companhia de seu filho, o presidente do Conselho Deliberativo da SGNH, Victor Hugo Körbes, o torneio contou com as presenças do presidente da SGNH, Fernando Martini, do vice-presidente do clube, Claudio Holz, do presidente da International Fistball Association (IFA), Karl Weiss, da diretora do Departamento de Punhobol da Ginástica, Deise Heck, do vice-presidente de Patrimônio da agremiação, Virgílio João Ruzzarin, e de Silvana Nerys, agraciada com flores e distinção pelos anos dedicados ao punhobol ginasticano ao lado do marido, Paulo Roberto Becker. O diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, um entusiasta das ações que levam o nome de Novo Hamburgo além-fronteiras, também prestigiou a grande final do torneio.

Sagrou-se duplamente campeão da disputa o Clube Duque de Caxias, de Curitiba, nas categorias feminina e masculina. A anfitriã Ginástica/Rissul ficou com o título de vice-campeã no masculino. E, no feminino, a Sogipa de Porto Alegre obteve a segunda colocação. A medalha de bronze para as mulheres coube ao Club Rosário, da cidade argentina de mesmo nome, e a terceira colocação aos homens ficou com a Condor, de São Bento do Sul, em Santa Catarina. O torneio realizado no campo da SGNH teve como preliminar as partidas de equipes sub-12. Ao final da competição, alinhados no pódio, os atletas destacados por suas atuações em cada posição formaram o reverenciado Star Team do Punhobol.

A competição faz parte do World Tour da IFA com vistas ao Mundial de Clubes na Alemanha. Conforme o secretário de Esporte e Lazer, Jorginho Schmidt, Novo Hamburgo tem forte carisma na modalidade, unindo famílias e gerações em torno desse esporte de alta movimentação em campo com grama. “O torneio de punhobol aqui na cidade é realmente especial e tem apelo de grand slam”, concluiu Jorginho.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

20 − quinze =

%d blogueiros gostam disto: