Sessão da Câmara de Vereadores junto ao 40º Rodeio Nacional de Campo Bom

Postado por Ari Schneider  /   março 12, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Vereador Paulo Tigre fez homenagem ao mês das mulheres  

 

Assim como os caudilhos da nossa história – autoridades, peões e prendas dos movimentos tradicionalistas e comunidade “acamparam” na noite de segunda-feira junto às dependências do CTG Campo Verde no Parque do Trabalhador, para mais uma sessão da Câmara de Vereadores, concomitante as realizações do 40º Rodeio Nacional de Campo Bom. 

Pilchado, o vereador Paulo Tigre (MDB), usou o lenço cor de rosa em homenagem ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Dentre suas iniciativas, trouxe três proposições: 

Banco de materiais ortopédicos, próteses oculares e auditivas no município de Campo Bom  

“O banco de próteses e materiais prevê o envolvimento de instituições públicas de várias especialidades e funcionará como uma “ponte” entre os pacientes atendidos na rede pública municipal, junto aos hospitais e instituições especializadas, que também poderão doar seus materiais à comunidade”. 

Moção de apoio à instalação das lojas Havan no município de Campo Bom  

“A loja de departamentos Havan, de Santa Catarina, estuda a construção de 50 lojas e investimento de R$ 2 bilhões no Estado gaúcho, até 2022, com estimativa de mais de 10 mil postos de trabalho diretos”. 

Rodeio nacional de Campo Bom como patrimônio cultural imaterial do município  

Lei Federal nº 13.364, de 29 de novembro de 2016, eleva o Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. Entende-se por patrimônio Cultural Imaterial do Rodeio Nacional de Campo Bom todos os bens culturais, práticas e domínios da vida social, tais como: apresentações folclóricas, provas campeiras, cavalgadas e eventos congêneres da cultura Gaúcha. 

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconhece a questão da salvaguarda do patrimônio cultural, cuja definição está de acordo com a Convenção da UNESCO para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil, já há uma década, ou seja, em março de 2006.  

Para atender a essas determinações legais e criar instrumentos adequados ao reconhecimento e preservação dos Bens Patrimoniais Culturais e Imateriais, o IPHAN editou o Decreto nº 3.551, de 04 de agosto de 2000 – que instituiu o registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) – e consolidou o Inventário Nacional de Referências Culturais (ONCR). Fonte: IPHAN. 

“Este vereador, por ter sua vida ligada ao campo e ao tradicionalismo, pensa que o rodeio é muito mais do que um tiro de laço ou uma pilcha. O rodeio é a união das pessoas ao redor da tradição de um povo.” 

Vereador Tigre concluiu seu pronunciamento fazendo menção aos requerimentos encaminhados em 2015 e 2017 na área da saúde pública:  

Doação de medula óssea  

“Dispõe sobre a inclusão no calendário de eventos, a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula óssea, que será comemorada, anualmente, na semana do dia 14 de junho.” 

Solicitação do ônibus de coleta de medula 

“Intuindo esta ação no calendário de eventos do município, a Secretaria de Saúde já pode solicitar o ônibus de coleta de medula. Previsão que precisa ser realizada com antecedência de alguns meses.” 

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

dezenove + 6 =

%d blogueiros gostam disto: