O primeiro dia de negócios para o Estande Coletivo do RS na Couromoda deste ano superou 2017. As 40 micro e pequenas empresas do setor coureiro-calçadista que estão expondo suas coleções no espaço apresentaram resultados na ordem de R$ 2.423.199,00, com um total de 46.644 pares/peças comercializadas. O projeto é desenvolvido há 19 anos consecutivos, através da parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Sebrae/RS e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.
Para o presidente da ACI, Marcelo Kehl, a indústria calçadista sofreu bastante nestes anos de crise mas iniciou sua recuperação em 2017. “E sabemos que o câmbio é um componente importante. No entanto, agregação de valor, melhoria na qualidade e no design do produto, quesitos muito bem desenvolvidos pelos nossos fabricantes, é que permitiram esta retomada e seguirão sendo fundamentais em 2018. E o ano se inicia pela Couromoda, uma feira tradicional e que começou quentíssima, com o Estande do Rio Grande do Sul cheio de compradores desde a abertura”, destacou ele.
De acordo com o levantamento feito pelo Sebrae/RS durante os quatro dias do evento, na segunda-feira (15) foram realizados 708 contatos com compradores, iniciados 367 negócios e fechados outros 325, além de 119 contratos efetivados com representantes. “Estamos vendendo produtos com maior valor agregado e isto é muito reconhecido pelo mercado”, complementa Maico Fabiano Fernandes, gestor de projetos do Sebrae/RS.
O espaço gaúcho fica localizado na Avenida 1 – 11/27 e conta com as marcas Aléxia Fernanda, Amorec