Confirmado caso de Dengue em Estância Velha

Postado por Ari Schneider  /   janeiro 22, 2018  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Na tarde desta segunda-feira, 15, em reunião com diversos setores da administração e Sociedade Civil Organizada, a secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Macedo, anunciou a confirmação do primeiro caso autocne (contraído na cidade) de Dengue em Estância Velha. O caso foi registrado no Bairro Lago Azul e só chegou até a Semsa com rapidez porque a paciente, uma mulher de cerca de 30 anos, procurou a Unidade de Saúde do bairro. 

A reunião desta segunda-feira serviu ainda para definir as estratégias do combate aos focos do Aedes aegypti especialmente no bairro Lago Azul, e também em toda a cidade. Conforme informações da coordenadora do setor de Vigilância Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Medeiros Teixeira, no ano passado, mais de 300 focos do mosquito foram registrados em Estância Velha.  Segundo ela, a cidade possui muitas residências fechadas e terrenos descuidados pelos proprietários, o que dificulta o trabalho de combate ao mosquito, que transmite não só a Dengue, mas também o vírus da Zika e Chikungunya. 

Na manhã desta segunda-feira uma equipe foi até a casa da paciente, e foi constatado que sua casa não possui locais de água parada. “O pátio e a casa dela são muito limpos, mas há casas na rua que não estão nestas mesmas condições”, disse a secretária. 

A secretária alerta que o caso é sério e a infecção pode estar mais perto do que os moradores possam imaginar. “Não podemos achar que dá para relaxar depois do mutirão de limpeza. Não podemos achar que a Dengue está só no Rio de Janeiro. Temos que nos conscientizar que o contágio foi feito na nossa cidade. Precisamos, além de cuidar, sermos fiscais, já que o fato do meu pátio estar limpo, não significa que meu vizinho esteja cuidando. Agora, todos estamos vulneráveis e todos precisamos ser fiscais”, alertou a secretária.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

doze + dois =

%d blogueiros gostam disto: