Prefeitura e Fundação de Saúde realizam o Dia D do Novembro Azul no Parcão

Postado por Ari Schneider  /   novembro 26, 2017  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário
Programação conta com atividades voltadas à saúde integral do homem e que integram as comemorações pelos 70 anos do Hospital Municipal  
 
Depois de um mês marcado pela cor rosa, em virtude da campanha de conscientização preventiva ao câncer de mama conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez de dar o tom azulado a todas as ações relacionadas à saúde integral do homem, o que se inclui a prevenção ao câncer de próstata.  
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a quarta causa de morte por câncer entre brasileiros e corresponde a 6% do total de óbitos para este grupo. Trata-se de uma patologia curável e de chances aumentadas quanto mais cedo for feito o diagnóstico da doença.  
 
Em Novo Hamburgo, inserida na intensa programação organizada pela Prefeitura, o Novembro Azul ganha o Dia D e se alinha às comemorações pelos 70 anos de fundação do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, numa promoção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH).  
 
No dia 25, sábado, o Parque Henrique Luis Roessler, o Parcão, será cenário da luta e da coragem contra o câncer de próstata. Uma agenda especial do Dia D ocorre na ocasião, entre as 15 e as 19 horas, e contará com o ônibus da saúde, estacionado no local, onde serão oferecidos os exames de hemoglicoteste (HGT), HIV, VDRL (sífilis), verificação de pressão arterial e coleta de sangue para PSA. A sigla inglesa PSA significa Antígeno Prostático Específico e se refere a um exame simples de sangue bastante usado para contribuir com o diagnóstico do câncer de próstata.  
 
Dentre as atividades haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos, com orientações sobres Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também estão programadas oficinas do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), orientações nutricionais, odontológicas e para parar de fumar, distribuição de mudas de plantas e roda de chimarrão, com distribuição de erva-mate e água quente. Brincadeiras e entrega de brindes para homens e crianças também fazem parte da programação. O Parcão está localizado na Rua Barão de Santo Ângelo, s/nº, em Hamburgo Velho. Em caso de chuva, o evento do dia 25 será transferido.  
 
“O Novembro Azul representa a oportunidade de ressaltar a importância da prevenção na saúde do homem, portanto, em todos os aspectos”, enfatiza o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Fagan. “O PSA e o toque retal são exames que devem ser realizados, mas o fundamental é a promoção da mudança na qualidade de vida do homem.”  
 
De acordo com o Dr. Fagan, a alimentação saudável, o estímulo à atividade física e o controle de peso são essenciais. “Assim como abdicar do cigarro e evitar o álcool”, completa. Entre os exames de rotina, o médico Dr. Fagan destaca o monitoramento e controle da pressão arterial, dos níveis de glicose, do colesterol, dos triglicerídeos e da função renal. Ele enfatiza que esses cuidados fazem com que se diagnostique doenças crônicas com alta comorbidade, ou seja, quando ocorre mais de um problema ao mesmo tempo, com o objetivo de se evitar uma série de complicações.  
 
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.  
 
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA. De acordo com especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro, como o ultrassom, por exemplo. 

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

15 − dois =

%d blogueiros gostam disto: