Falta de protetor solar preocupa agricultores familiares no Estado

Postado por Ari Schneider  /   novembro 17, 2017  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

A reclamação generalizada de falta de protetor solar para atender a demanda dos agricultores familiares ligados à Fetag-RS preocupa o deputado estadual Elton Weber. O parlamentar solicitou uma audiência urgente com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. A reunião será no dia 21, às 10h. De acordo com levantamento da Fetag-RS mais de 30 sindicatos de trabalhadores rurais não estão recebendo o produto.  

Segundo a coordenadora de Mulheres da Fetag-RS, Lérida Pavanelo, há relatos de solicitação ainda de recadastramento de produtores, o que não é habitual. Weber espera que o encontro possa resolver os problemas. “Queremos clarear a situação, obter a garantia de normalização da distribuição, esta é uma questão de saúde pública.” 

Na Regional Ijuí, por exemplo, há casos como o de Santo Augusto, onde a última remessa de protetor solar foi entregue em 2016. Na Regional Passo Fundo, composta por 18 cidades, também ocorrem atrasos. A informação é que não há produto em estoque. 

Criado em 2014 por uma lei do deputado Heitor Schuch com o objetivo de prevenir casos de câncer de pele, o programa já distribuiu mais de 300 mil unidades a 100 mil produtores cadastrados. “A procura é grande e deve aumentar com a elevação das temperaturas e a proximidade do verão.”, conclui Weber. 

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

16 − três =

%d blogueiros gostam disto: