UPA Canudos comemora seis anos de serviços prestados à comunidade

Postado por Ari Schneider  /   setembro 08, 2017  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

Desde o início do ano, a casa de saúde tem recebido diversas melhorias

Inaugurada em 05 de Setembro de 2011, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos completou, na última terça-feira, seis anos de atividades. A UPA é uma unidade de atendimento pré-hospitalar e foi a pioneira no Rio Grande do Sul, servindo de exemplo para cidades de todo o estado. Mensalmente, a Unidade atende cerca de seis mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início do ano, a casa de saúde tem recebido diversas melhorias. Trocas de móveis, como camas e poltronas, já em estado precário, e a implantação de um aparelho de ecografias para atender emergências foram as mudanças mais esperadas pela população que utiliza o serviço.

Outro avanço foi na área da informatização. Em parceria com o Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, a Unidade passou a contar com um painel informativo na recepção e com pulseiras de identificação dos pacientes.

Além das melhorias físicas e tecnológicas, capacitações e treinamentos aos colaboradores são realizados com frequência, com o objetivo de desenvolver cada vez mais o conhecimento da área técnica e manter a qualificação constante do atendimento ao usuário.

Estrutura

A UPA foi construída em uma área de 1.254m². Possui 12 consultórios e 12 leitos de observação, divididos em adulto masculino, adulto feminino e pediátrico. Sua estrutura é de complexidade intermediária e atua entre as unidades de atenção básica (UBS e USF) e o Hospital Municipal. O serviço ainda dispõe de exames de laboratório, raio-X, eletrocardiograma e ecografia.

O atendimento é realizado por ordem de prioridade, através de um sistema internacional de cores, chamado de Classificação de Risco, identificada durante o acolhimento. A classificação vai da Emergência (vermelho) ao não urgente (azul) e os casos de urgência e emergência são priorizados.

Saiba quando procurar o serviço:

– Parada Cardiorrespiratória, dor torácica intensa;

– Coma, derrame, hemorragia;

– Falta de ar intensa, crise asmática;

– Convulsão, intoxicação, sangramento;

– Fraturas, choque elétrico, luxação, entorse;

– Dor intensa ou de início imediato;

– Alteração súbita de comportamento, agitação, ou desmaios;

– Diabético com alterações;

– Febre, acidentes por animais peçonhentos.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

três × 5 =

%d blogueiros gostam disto: