Prefeitura realiza fechamento de lar de idosos ilegal

Postado por Ari Schneider  /   setembro 08, 2017  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

O local, que atuava sem autorização para funcionamento e abrigava 12 idosos, foi denunciado anonimamente ao Ministério Público

No sábado, 2 de setembro, a secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) esteve acompanhando uma ação judicial de fechamento de um lar de idosos na rua Carlos Gomes, bairro Vila Rosa. O local, que atuava sem autorização para funcionamento e abrigava 12 idosos, foi denunciado anonimamente ao Ministério Público. A desocupação do espaço foi acompanhada também pelo Conselho Municipal de Direito e Cidadania do Idoso (CMDCI). “É um último recurso do que lançamos para o benefício do cuidado adequado com os idosos”, frisou Roberto Arnold, presidente do CDMCI.

Também estiveram presentes um Oficial de Justiça e a Guarda Municipal. Sete funcionários da SDS se envolveram na ação, além de duas ambulâncias com uma equipe médica da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária. “A ação foi desenvolvida de maneira extremamente rápida, que incluiu uma agilidade na articulação das secretarias envolvidas, ao lado do CDMCI”, destaca Gabriela Pruch, coordenadora da Casa dos Conselhos Municipais.

Todos os idosos foram encaminhados para uma avaliação médica no Pronto Atendimento do Centro, UPA Canudos e o Hospital Municipal. “O que estamos fazendo é uma ação integrada de proteção dos idosos. Não se pode o poder público e a sociedade civil compactuar com qualquer violência contra o idoso. Solicitamos que as pessoas informem a existência de lares de idosos. Estes locais devem possuir identificação visual e externa”, informa Flávia Petry, Secretária de Desenvolvimento Social.

Os proprietários do lar foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo (DPPA). Denúncias sobre casas de idosos irregulares podem ser realizadas pelo telefone 3527-1887 ou 3527-1888.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

treze + 19 =

%d blogueiros gostam disto: