Prefeito solicita mais recursos do Estado para Hospital Centenário

Postado por Ari Schneider  /   março 25, 2017  /   Postado em Geral  /   Nenhum comentário

O prefeito Ary Vanazzi esteve hoje pela manhã em reunião na Secretaria de Saúde do Estado para abrir um canal de diálogo e solicitar um maior aporte de recursos para o Hospital Centenário. Também uma repactuação da saúde plena no município esteve na pauta do encontro com o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz. O diretor-presidente do Hospital Centenário, Nelson Piovesan e o secretário municipal de Saúde Fábio Bernardo acompanharam a agenda, que foi intermediada pelo diretor da Oncologia Centenário, Adalberto Broecker Neto.
Vanazzi explicou as dificuldades financeiras do Hospital Centenário, que é considerado referência na região e atende, só no Pronto Socorro, seis mil pacientes por mês. No caso de acidentados, são 32 municípios atendidos na cidade. Segundo o prefeito, 40% dos recursos livres são gastos com a saúde. O HC recebe do Estado, mensalmente, a quantia de R$ 260 mil. “Falta todo mês em torno de R$ 2 milhões para cobrir as despesas do Centenário”, diz o presidente Nelson Piovesan. O representante do governo do Estado colocou-se à disposição para analisar a situação do hospital leopoldense, mas adiantou que não há recursos novos disponíveis. “Temos que avaliar bem a situação regional, porque teríamos que fazer um remanejamento dos recursos que temos. Queremos fazer uma isonomia na destinação, mas ainda não conseguimos”, disse Francisco Paz. De acordo com ele, dos 270 hospitais do Estado, 24 apenas consomem metade da verba destinada. Ou seja, há distorções que precisam ser analisadas.
O diretor do HC comprometeu-se a enviar, para o setor técnico da Secretaria, um levantamento de todas as necessidades e do funcionamento do hospital, para que seja avaliado um realinhamento dos repasses envolvendo outros municípios.

Ary Vanazzi, dr. Adalberto Broecker Neto, Francisco Paz, Fábio Bernardo da Silva e Ivonete Bueno (especialista em Saúde).

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

catorze + oito =

%d blogueiros gostam disto: